Notícias -

Encontro debate Fortificações sob administração do Exército indicadas à Patrimônio da Humanidade

4 de Agosto de 2017
                       
                      Divulgação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Centro de Convenções do 21º Grupo de Artilharia de Campanha, localizado na área do Forte do Imbuí, em Niterói, recebe o IX Encontro dos Integrantes do Sistema Cultural do Exército (IX EISCEx), promovido pela Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx), de 1º a 4 de agosto de 2017, com o tema “As Fortificações sob administração do Exército na lista indicativa à Patrimônio da Humanidade”.

Divulgação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nesta perspectiva, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), no ano de 2015 apresentou à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), para compor a lista Indicativa Brasileira do Patrimônio Mundial, seis bens culturais, dentre eles o chamado “Conjunto de Fortificações do Brasil”, a fim de serem avaliados e receberem o título de Patrimônio Mundial. Dentre as fortificações apresentadas neste conjunto, 8 são administradas pelo Exército Brasileiro. São elas: Forte de Coimbra, Real Forte Príncipe da Beira, Forte São João Batista do Brum, Forte São Diogo, Forte de Santa Maria, Forte Nossa Senhora de Monte Serrat, Fortaleza de Santa Cruz da Barra e Fortaleza de São João.

O encontro realizado nesta primeira semana de agosto tem como propósito debater ideias e trocar experiências entre os militares, administradores de fortificações, gestores do patrimônio histórico e artístico cultural, bem como historiadores, arquitetos e museólogos, a fim de garantir a preservação da história e da memória, tornando tais fortificações acessíveis a toda sociedade.

Dentre as atividades realizadas nestes dias estão a apresentação da candidatura das Fortificações do Brasil a Patrimônio da Humanidade pelo IPHAN, seções temáticas com enfoques diversificados: “O Comite Internacional de Fortificações e Patrimônio Militar e Programas e Projetos em Fortificações Militares; “Ações de planejamento, controle e divulgação do Patrimônio Militar Fortificado”; “Fortificações militares como objeto de pesquisa acadêmica”; “Gestores de Fortificações Militares na lista indicativa à patrimônio da humanidade”; “A DPHCEx em apoio ao Sistema Cultural do Exército”; e, ainda, visita técnica aos Fortes do Imbuí, da Tabaíba, do Rio Branco, de São Luiz e do Pico, à Fortaleza de Santa Cruz da Barra e e atividade cultural marítima pelas fortificações pela Baía de Guanabara, a bordo de embarcação.

Estiveram presentes ao do IX Encontro dos Integrantes do Sistema Cultural do Exército (IX EISCEx) diversas autoridades componentes do Sistema Cultural Brasileiro, dentre as quais destacam-se:  General de Exército Mauro César Lourena CID, Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx); General de Brigada Severino de Ramos Bento da PAIXÃO, Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx); General de Brigada R/1 Juarez GENIAL, Diretor Executivo da Fundação Cultural Exército Brasileiro (FUNCEB); General de Brigada R/1 Walter Nilton Pina STOFFEL, Gerente do Projeto Estratégico Estruturante Nova Educação e Cultura do DECEx; Tenente Coronel Frederico Otávio Sawaf BATOULI, Comandante do 21º Grupamento de Artilharia de Campanha (21º GAC); Sr. Sérgio Paz Magalhães, Coordenador Geral de Difusão e Projetos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) de Brasília; Sra. Mônica da Costa; Superintendente do IPHAN/RJ; Sr. José Cláudio dos Santos Júnior, Presidente do ICOFORT; Sr. Prof. Dr. Roberto Tonera, arquiteto e urbanista da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Sr. Prof. Dr. Roberto dos Santos Bartholo Júnior, professor da área de gestão e inovação do Programa de Engenharia de Produção da Coordenação de Programas de Pós Graduação em Engenharia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenador do Laboratório de Tecnologia e Desenvolvimento Social (LTDS/COPPE/UFRJ); Srª. Profª. Ms. Flávia Ferreira de Mattos, pesquisadora da COPPE/UFRJ; Sr. Prof. Ms. Eduardo Antonio Pacheco Vilela, Vice Coordenador do Núcleo de Projetos da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense (UFF); Srª. Vera Mangas, Representante do Instituto Brasileiro de Museus; Sr. Artemio Bueno Rosa Júnior, Diretor do Grupo de Preservação da História da Força Expedicionária Brasileira (FEB); além de representantes de Espaços Culturais e Organizações Militares de todo país.

Desde 2009, a DPHCEx realiza encontros anuais com os componentes do Sistema Cultural do Exército (SCEx), a fim de discutir as ações de estruturação e funcionamento do SCEx. Essa iniciativa tem gerado resultados efetivos, como o incremento da criação e regularização de espaços culturais; a otimização da utilização dos recursos destinados à cultura; a implantação do gerenciamento de projetos culturais com foco na captação externa de recursos; o desenvolvimento de metodologia própria na realização de visitas técnicas multidisciplinares; a inclusão de temas culturais na formação do oficial e na instrução da tropa; entre outra ações relevantes.

A realização dos encontros anuais permite a ampla difusão da missão da Diretoria na divulgação do legado histórico material e imaterial, a fim de garantir ao Exército a preservação de sua história e sua memória, como incremento da cultura mundial, bem como a difusão de novas ideias e trabalhos possíveis.

A programação completa, download de palestra e registros do IX EISCEx estão disponíveis no site  www.dphcex.eb.mil.br.

 

 

 

Comentários
Assista ao vídeo