Colunistas - Rodolfo Bonventti

A aventura de dois caminhoneiros ocupa a tela da TV Globo no horário nobre

3 de Agosto de 2017

 

Em 1979, a TV Globo resolveu investir pesado em séries nacionais aproveitando o sucesso alcançado com “Ciranda, Cirandinha” e na estréia, “Carga Pesada”, a história de dois caminhoneiros que percorriam as estradas deste país e viviam muitas aventuras.

 

A idéia do seriado era mostrar a diversidade cultural e social deste país por meio das viagens que Pedro (Antonio Fagundes) e Bino (Stenio Garcia) faziam toda semana no horário nobre da emissora.

 

O seriado estreou em 22 de maio de 1979 e era exibido todas as terças-feiras, no horário das 22 horas. A idéia inicial partiu do diretor e ator Paulo José e de Boni, e os episódios eram escritos por vários autores, entre eles Dias Gomes, Wálter George Durst, Carlos Queiroz Telles e Gianfrancesco Guarnieri. Na direção dos mesmos estavam Daniel Filho, Milton Gonçalves e Gonzaga Blota.

 

Em “Carga Pesada” houve a necessidade de se realizar mais externas do que normalmente se fazia, e o que não era gravado nos estúdios Herbert Richers, era feito em estradas ou em locações realizadas em outras cidades pelo interior do país.

 

Antonio Fagundes e Stenio Garcia tiveram uma boa parceria, o que deu à série uma dinâmica muito interessante. Enquanto o Pedro de Fagundes era um grande aventureiro que só pensava em mulheres e diversão, o Bino de Stenio era mais sensato e contemporizador.

 

O seriado foi um sucesso em termos de audiência, o que abriu a oportunidade da emissora investir em outras séries. Na primeira leva foram 26 episódios, com a participação de muitos atores convidados como Kátia D’Angelo, Maurício do Valle, Norma Blum, Elcio Romar, Nilson Condé, Elisa Fernandes, Antonio Pitanga, Francisco Di Franco, Neuza Amaral, Bete Mendes, Gracindo Junior, Reginaldo Faria, Ankito, Liza Vieira, Otávio Augusto, Paulo Figueiredo, Mauro Mendonça, Tessy Callado, Dilma Lóes e Tonico Pereira.

 

O seriado também foi um sucesso de vendas para a TV Globo e foi exibido em mais de dez países, entre eles Chile, Estados Unidos, Irlanda e Itália.

 

Carga Pesada” ficou quatro anos no ar e voltou à programação da emissora 22 anos depois, ou seja, em 2003, mas aí não teve a mesma repercussão de quando foi lançado em 1979.

 

Foto 1 - O seriado foi lançado em maio de 1979 no horário nobre

Foto 2 - Antonio Fagundes era Pedro e Stenio Garcia vivia Bino

Foto 3 - O personagem de Fagundes era um aventureiro e o outro bem mais sensato

Foto 4 - Bino e Pedro  percorriam as estradas do Brasil

Foto 5 - O sucesso do seriado o fez também virar história em quadrinhos

Foto 6 - Wálter George Durst era um dos autores de Carga Pesada

 

 

Comentários
Assista ao vídeo