Cultura - Teatro

SÃO PAULO REFÚGIO estreia dia 3 de agosto na Funarte

1 de Agosto de 2017

Primeiro espetáculo do grupo Performatron aborda a questão do refúgio sob a perspectiva da cidade de São Paulo e se constitui como uma reflexão artística, colaborativa a respeito da migração forçada na sociedade brasileira

Contemplado pelo o Programa VAI, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, no ano de 2015, o espetáculo propõe o mergulho em uma narrativa lírica e documental que discute a situação da população de refugiados e imigrantes que vive hoje na capital paulista. Além de três atores brasileiros em cena - Elise Garcia, Ériko Carvalho e Conrado Dess, o espetáculo conta, ainda, com a participação especial de Tresor Muteba, imigrante congolês que dá seus primeiros passos no teatro. A direção e a dramaturgia são assinadas por Conrado Dess.

Histórias de refugiados oriundos de diversas regiões do planeta são apresentadas na forma de cartas e depoimentos que retratam situações, preconceitos e temores enfrentados por imigrantes forçados a abandonar suas terras natais e a recomeçar suas vidas no Brasil, simbolizando um retrato cru e atual dos impactos da migração forçada na sociedade contemporânea.

“As pessoas me perguntam: sua vida é melhor aqui ou lá? Lá. Minha vida era melhor lá e se eu pudesse escolher eu escolheria lá, na minha casa, com a minha família, sendo negro onde eu não sinto o racismo, sendo jornalista onde eu tenho um diploma, falando a língua que minha mãe me ensinou quando eu era criança e abraçando meus irmãos quando eu os encontro na rua. ”Trecho do texto de ‘São Paulo Refúgio’

 

O Projeto

O projeto São Paulo Refúgio foi iniciado no segundo semestre de 2014 e teve como objetivo principal dar voz e criar espaços para o diálogo com a população de refugiados da capital paulista.

Desde então, foram desenvolvidas diversas ações culturais, como laboratórios teatrais direcionadas a imigrantes e refugiados, rodas de conversa e festas temáticas em parceria com instituições como o Grupo de Refugiados e Imigrantes Sem-teto de São Paulo, Mesquita do Pari, Oásis Solidário, MSTC, Museu da Imigração, Adus e Centro de Referência e Acolhida para Imigrantes. Ações, essas, que deram origem ao espetáculo teatral.

 

A peça – três movimentos

O espetáculo é composto por três movimentos que retratam diferentes momentos do processo de mudança vivido por refugiados que chegam ao Brasil.

No Movimento I, A Vida e Guerra, é abordado o período anterior à migração, quando situações de violência, vulnerabilidade e miséria modificam profundamente a realidade de um país e acabam provocando movimentos migratórios forçados.

No Movimento II, A Mudança, são retratadas as dificuldades do processo de travessia e da busca por um novo país.

Por fim, em Cultura em Choque, o Movimento III, são abordadas as dificuldades de integração e o choque cultural sofrido por imigrantes e refugiados ao se depararem com a realidade brasileira

 

O Grupo

Conrado Dess é ator e diretor, graduando em Artes Cênicas pela ECA-USP, onde foi aluno de artistas como Antônio Araújo, Maria Thaís, Sérgio de Carvalho e Cibele Forjaz. Atuou como assistente de direção no espetáculo Luz Negra da Cia. Pessoal do Faroeste, sob direção de Paulo Faria e estagiário na programação artística do Sesc Santo Amaro. Em 2017, lançou o livro São Paulo Refúgio pela Editora Giostri.

Elise Garcia é atriz formada em atuação pela Escola de Atores Wolf Maya, onde foi dirigida por Jair Assumpção, Brian Penido e André Garolli; e em Jornalismo pela Universidade Metodista. Integrou o NAC (Núcleo de Artes Cênicas), sob coordenação de Lee Taylor, no ano de 2014 e o Núcleo de Artes Cênicas do Sesi, dirigido por Mirian Rinaldi em 2016.

Ériko Carvalho é ator com passagem pela Escola Livre de Teatro, onde estudou com Rogério Toscano, Lucia Gayoto e Pedro Mantovani. Possui, ainda, diversos cursos livres com nomes como Jair Assumpção e André Garolli. Integrou os núcleos de criação das companhias Realce e Trapiche Cultural e é membro fundador da Cia. Trocadilho de Teatro, sob coordenação de Walter Quáglia.

Tresor Muteba é graduando em Economia pela Universidade do Congo e em Artes Cênicas pela UNESP. Vive atualmente no Brasil como imigrante, é ativista dos direitos de refugiados e imigrantes. Atuou no filme ‘Era o Hotel Cambridge’, da cineasta Eliane Caffé, e integra o grupo Agô Performances Negras.

 

Ficha Técnica:

Texto e Direção: Conrado Dess. Elenco: Elise Garcia, Ériko Carvalho e Conrado Dess. Participação especial: Tresor Muteba

Serviço:

Temporada: de 03 a 27 de agosto. Quintas, sextas e a sábados às 21h e domingos às 20h.

Funarte: Sala Carlos Miranda -

Alameda Nothmann, 1058 – Campos Elíseos

Telefone

 (11) 3662-5177 

Duração: 80 min

Gênero: Teatro Documentário

Classificação etária: 14 anos
20 reais

Comentários
Assista ao vídeo