Colunistas - Bem Estar e Saúde

Dicas fundamentais que você precisa saber antes de realizar uma cirurgia plástica

1 de Agosto de 2017
 

Especialista em cirurgia plástica, Dr. Paulo Chrisóstomo, explica os principais passos para realização de um
procedimento estético seguro

Quando o assunto é cirurgia plástica, Dr. Paulo Chrisóstomo é uma referência no Brasil. Com anos de experiência, o cirurgião explica quais fundamentos principais que o paciente precisa fazer antes de uma operação estética.

"Realizar uma cirurgia plástica envolve muitas escolhas importantes. Destaco três elementos que considero fundamentais para tomar a decisão da melhor forma:
- A primeira é escolher um cirurgião membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Isso assegura que você selecionou um médico que completou um treinamento em cirurgia de, no mínimo, cinco anos, sendo três de deles em cirurgia plástica, que está treinado para realizar todo tipo de cirurgia plástica e que está submetido a um código estrito de ética.
- Em segundo dê preferência para realizar a cirurgia em um ambiente hospitalar. Hospitais são locais mais seguros para operações, pois possuem recursos completos em casos de necessidade.
- Por último, informe-se ao máximo. Só você pode decidir se a cirurgia proposta alcançará suas metas e se as complicações e riscos são aceitáveis. O cirurgião tem a obrigação de explicar a você com detalhe os riscos associados à cirurgia. Por isso, sinta-se livre para fazer perguntas. É natural sentir ansiedade, seja pela emoção, seja pelo entusiasmo com seu novo visual ou mesmo pelo estresse pré-operatório", esclarece Dr. Paulo.

Por fim, o mesmo lembrou que o paciente pode e deve manter contato com o médico que o operou, e que esse processo inicia já na primeira consulta e no primeiro contato com o médico. "Vale ressaltar que a sua parceria com o cirurgião não acaba quando termina a cirurgia. A relação deve continuar, mesmo porque os resultados da maioria dos procedimentos plásticos cirúrgicos são permanentes, porém podem ocorrer mudanças com o passar do tempo. Por essa razão, as visitas regulares de seguimento da cirurgia são tão importantes", finaliza o especialista.

Dr. Paulo Chrisóstomo
Comentários
Assista ao vídeo