Viver - Beber e Comer

Espante o frio com alimentos termogênicos; este tipo de comida demora mais para a digestão

26 de Julho de 2013

Para ajudar a espantar o frio, é comum recorrer a alimentos e bebidas mais quentes e calóricos. “Em geral, todos os alimentos aumentam a temperatura corporal por exigirem que o organismo trabalhe para poder digeri-los. Porém, alguns têm seu processo de digestão mais demorado, são os chamados alimentos termogênicos”, revela Danielle Alves, nutricionista da 10 Pastéis.

Segundo a especialista, alimentos mais calóricos não são necessariamente termogênicos. “Muitos alimentos termogênicos, inclusive, são utilizados como auxiliares no processo de emagrecimento, pois eles aceleram o metabolismo aumentando a temperatura corporal e auxiliando a queima de calorias”, conta Danielle Alves.  As principais substâncias com potencial termogênico são a capsaicina, o ginerol, a cafeína, as catequinas e o ômega 3, entre outras presentes em alimentos com a pimenta vermelha, gengibre, café, chá verde, linhaça, mostarda, brócolis, laranja, kiwi, guaraná e produtos derivados do chocolate e canela.

A água gelada (em torno de 16ºC) também deve ser consumida nos dias de temperaturas mais baixas. “Ela é indicada como um termogênico já que o organismo necessita elevar a temperatura da água para ficar igual a do corpo humano”, explica a nutricionista. O consumo recomendado é de seis a oito copos de água por dia, mas caso a pessoa não consiga ingerir bebidas geladas, a água pode ser consumida na forma de sopas e chás. “O importante é não deixar de ingerir líquidos”, considera.

Os preferidos do inverno na franquia 10 Pastéis

Na rede de restaurantes 10 Pastéis, os campeões de vendas nos dias mais frios são os pastéis de carne, queijo e pizza. Contudo, para quem optar pela ajuda da comida para se esquentar, a nutricionista recomenda o almoço com filé ao molho madeira, o pastel de carne com tabasco e o pastel de chocolate com nozes. “Os vegetais, a pimenta vermelha, a cafeína e o ômega 3 das nozes possuem nutrientes termogênicos”, afirma Danielle Alves, que ainda sugere acrescer mostarda em outros pastéis do cardápio ou combinar a refeição com suco de laranja natural.

Entretanto, por mais que os alimentos termogênicos ajudem a aumentar a temperatura corporal, devem ser consumidos com moderação. A nutricionista alerta que a ingestão em excesso pode causar alguns efeitos colaterais como tontura, dor de cabeça e insônia. A precaução deve ser ainda maior para pessoas hipertensas ou com problemas cardíacos. “Podemos ‘abusar’ um pouco mais nesta época do ano, contanto que a pessoa mantenha uma dieta equilibrada com a realização de exercícios físicos e o acompanhamento de um nutricionista para adequação das quantidades dos nutrientes”, considera Danielle Alves.

 

Comentários
Assista ao vídeo