Programas - Cartão de Visita

Cartão de visita debate a judicialização da saúde

27 de Julho de 2017

Texto - César de Holanda

Débora Santilli recebe no Cartão de Visita do próximo sábado (29/07/17), às 23h, dr. Sílvio Eduardo Valente, ginecologista, advogado e presidente da Comissão de Direito Médico da OAB de SP e o cardiologista, especialista em perícias médicas, dr. Jarbas Simas para uma entrevista sobre a judicialização da saúde no Brasil.

Jarbas Simas, Débora Santilli e Sílvio Eduardo Valente
Crédito: Beatriz Quintas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Segundo Simas, mesmo com a Constituição Federal Brasileira garantindo o acesso universal a saúde para toda a população, atualmente, diversos medicamentos, exames e cirurgias são conquistados somente nos tribunais, aumentando exponencialmente a relação entre medicina e judiciário.

Muitas vezes, o paciente não fica satisfeito com o tratamento que é oferecido pelo Estado e buscam em juízo o provimento da saúde. Atualmente o Brasil gasta, por exemplo, mais de 7 bilhões de reais com esses processos.

Com o alto custo para Municípios, Estados e o próprio Governo Federal, o presidente da Comissão de Direito Médico da OAB-SP, dr Silvio Valente, há vários caminhos para a redução desses números e algumas melhorias podem ser conquistadas a curto prazo.

"Precisa, acima de tudo, de uma gestão eficiente. É claro que o SUS precisa ter mais verba e a medicina privada, com os planos de saúde, precisa entregar o que promete. Os tribunais, por outro lado, quando os casos chegam às instâncias superiores, necessita julgar tudo com mais critério, principalmente porque o juiz em alguns casos, é um leigo julgando casos médicos, quando na verdade, ele precisaria de um consultor médico para avaliar."

O Cartão de Visita vai ao ar aos sábados, às 23h, com reprise aos domingos, às 08h e às quartas-feiras, às 23h59. Não perca!

Comentários
Assista ao vídeo