Viver - Saúde

Uso excessivo de equipamentos eletrônicos prejudica a visão.

26 de Julho de 2017

Passar o dia em frente ao computador já é algo bastante comum e cada vez mais frequente em nossas vidas. Trabalho, estudo e diversão são os principais motivos que prendem nossa atenção para a tela do monitor, fazendo-nos ficar, em alguns casos, até mais da metade do dia olhando para um mesmo local, tanto para uso profissional, quanto para lazer, durante esse período, nossos olhos ficam totalmente expostos a luz emitida pelas telas destes aparelhos.

Por mais que sejam necessárias e prazerosas, se não forem bem administradas, essas horas ininterruptas em frente ao PC podem trazer sérias consequências ao usuário, principalmente para seus os olhos. Porém, é possível evitar futuras complicações e problemas de visão com pequenas medidas durante o dia a dia.

Mantenha distancia: A primeira recomendação para cuidar da saúde dos olhos é manter-se sempre a uma distância considerável do monitor. O ideal é que haja um espaço de 60 ou 70 centímetros entre você e a tela.

Regularize a iluminação: Todos os dispositivos permitem ajudar a iluminação da tela para adequá-la segundo o ambiente e a necessidade visual. Por exemplo, se o lugar for iluminado, o brilho deve ser aumentado para reduzir os reflexos sobre a tela. Em contrapartida, se o ambiente for escuro ou já for de noite, a luz deve ser diminuída o máximo possível. Quando se utiliza muito brilho na tela do celular sem ser necessário, a única coisa que conseguimos é forçar a visão e gerar danos a longo prazo.

Utilize uma luz de apoio: Ao utilizar qualquer equipamento eletrônico, verifique se há uma luz de apoio no ambiente. Essa iluminação é necessária porque ao utilizar apenas a luz da tv, celular ou computador faz com que haja grande esforço da visão. Por isso, quem possui o hábito de usar o computador durante a noite e madrugada deve atentar-se para deixar uma lâmpada acesa a fim de evitar qualquer complicação.

Pare e descanse: Para quem fica por longos períodos em frente a monitores é recomendado fazer pequenas pausas de meia em meia hora para descansar os olhos. Durante esse período, foque em algum objeto que esteja mais distante do monitor por alguns segundos. Com isso, você não esforça tanto os olhos e voltará às atividades com mais leveza

Manter a saúde de sua visão em perfeito estado não é difícil , ao tomar essas precauções, é possível permanecer em frente ao computador por muito tempo. Só é necessário se policiar e evitar períodos contínuos muito longos. Levante, descanse, deixe o PC um pouco de lado por alguns minutos e você não vai se incomodar com dor nos olhos e de cabeça.

Além disso, caso você precise ficar por longos períodos olhando para a tela, visite periodicamente um oftalmologista para realizar exames e outros testes de rotina, afinal se precaver nunca é demais.

Comentários
Assista ao vídeo