Notícias - Televisão

Alessandra Leão é a convidada do Cultura Livre deste sábado

26 de Julho de 2013

 Misturar o som  de guitarras elétricas com tambores dos terreiros de candomblé é a especialidade da cantora Alessandra Leão, a convidada especial do Cultura Livre deste sábado (27/7). A edição vai ao ar às 18h, na TV Cultura.

No programa, a também compositora e percussionista apresenta quatro músicas de seu repertório na companhia de Rodrigo Caçapa (guitarra de 12 cordas), Rafa Barreto (guitarra de seis cordas) e Missionário José (baixo). São elas: Boa Hora (Alessandra Leão/Juliano Holanda), Varanda (Alessandra Leão), Andei (Alessandra Leão/Caçapa) e Atirei (Alessandra Leão/Caçapa).

Alessandra começou sua carreira em 1997 como integrante da banda recifense Comadre Fulozinha. Em 2006, lançou seu primeiro disco solo, Brinquedo de tambor. Em seguida, vieram Folia de santo (2008) e Dois cordões (2009). Interessada no diálogo com artistas de outras nacionalidades, ela já dividiu o palco e o estúdio de gravação com Kimi Djabaté (Guiné Bissau), Florencia Bernales (Argentina) e Victoria Sur (Colômbia), entre outros músicos.

Esta edição traz ainda uma reportagem especial sobre o 23º Festival de Inverno de Garanhuns, que neste ano teve como destaque os shows de Caetano Veloso, Ney Matogrosso, Karina Buhr e Naná Vasconcelos.

Apresentado por Roberta Martinelli, o Cultura Livre recebe a cada programa um músico ou grupo convidado para falar a respeito de sua carreira e mostrar algumas de suas composições. A interação com o público é um dos destaques. Por meio das redes sociais e de um chat, os telespectadores podem enviar suas perguntas e comentários aos artistas.

Criado originalmente em 2009 na Rádio Cultura Brasil (AM 1200), estreou na TV em 2011. Em sua primeira temporada na televisão, o Cultura Livre foi pioneiro ao usar imagens gravadas por celular. Mesmo com o passar do tempo, ele segue presente nas diversas mídias disponíveis. Além da televisão, o programa continua com seu tradicional formato na rádio, de segunda a sábado, das 14h às 15h, transmitido também pela internet.

Serviço:

Cultura Livre

Apresentação: Roberta Martinelli

Na TV Cultura: sábado, às 18h, com reapresentação na madrugada de sábado para domingo, à 1h30. (As gravações são transmitidas na íntegra em cmais.com.br/culturalivre/aovivo)

Na Rádio Cultura Brasil: de segunda a sábado, das 14h às 15h

Comentários
Assista ao vídeo