Sexta-Feira | 21 de Julho de 2017 | 18h32

Eleitor com mais de 70 anos deve fazer biometria obrigatória para votar nas eleições 2018

Atualmente, no Estado de São Paulo, 83 municípios realizam a biometria obrigatória com revisão de eleitorado. Os eleitores dessas cidades com mais de setenta anos, entre dezesseis e dezoito anos ou analfabetos têm o voto facultativo (CF, art.14, § 1º). Mesmo assim, devem fazer a biometria para não ter o título cancelado, o que os impediria de participar das próximas eleições. Como o voto é facultativo, essa será a única consequência negativa para essas pessoas.

O objetivo da biometria é a coleta das digitais com atualização dos dados de cada eleitor a fim de aumentar a segurança na sua identificação no momento do voto. Além disso, a Justiça Eleitoral realiza uma revisão no cadastro, eliminando de seu banco de dados as informações daqueles eleitores que não comprovarem vínculo com o respectivo município. O prazo da revisão de eleitorado nessas 83 cidades termina em março de 2018, exceto em Botucatu e Várzea Paulista, com término em dezembro de 2017.

Documentos

O eleitor deve agendar seu atendimento no site do TRE ou pessoalmente e comparecer ao cartório ou posto de atendimento com documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência que tenha no máximo três meses de emissão e título eleitoral, caso o tenha.

Coordenadoria de Comunicação Social
11 3130-2213

Siga nosso twitter oficial @trespjusbr

Curta nossa página oficial no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial

comentar

últimos comentarios

Seja o primeiro a comentar, complete o formulário ao lado e dê sua opinião.