Cultura - Teatro

Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo apresenta o espetáculo A PLENOS PULMÕES, que estreia dia 2

20 de Julho de 2017

 

Com direção de Marcia Abujamra, Luciano Chirolli e Georgette Fadel integram o elenco do espetáculo escrito a partir da poesia e da prosa do maior poeta russo do século XX


?

Fotos de João Caldas F

 


A Plenos Pulmões traz a poesia e a prosa de Maiakóvski e busca justapor e contrapor suas criações e pensamentos ao momento político, artístico e social em que vivia. É um espetáculo poético que pretende, a plenos pulmões, falar a obra desse artista genial.

Muito já se falou sobre Maiakóvski. O poeta da Revolução. O grandalhão obsessivamente apaixonado pelo futuro e que, junto com Khliébnikov, Burliuk, Kamiênski e Kruchenyk escreveu o manifesto de 1912 “Uma Bofetada no Gosto Público” inaugurando o futurismo russo. Eram poetas anárquicos, irreverentes, meio plebeus, que revolucionaram a língua e a poesia russa.

Em 2017 completam-se cem anos da Revolução Russa e “A Plenos Pulmões” busca olhar esse importante acontecimento através das palavras desse poeta, um de seus maiores entusiastas críticos. O nome do espetáculo vem do poema homônimo de Maiakóvski – seu ultimo poema onde ele se dirige à posteridade afirmando o poder de seus versos.

Para dar voz ao vociferante, grandalhão (“eu era gigante de porte, mas para que todo esse tamanho?” perguntava Maiakóvski), apaixonado e apaixonante Maiakóvski, Marcia Abujamra convidou Luciano Chirolli.

Ao seu lado, a atriz Georgette Fadel atua como uma leitora contemporânea de Maiakóvski, narra fatos e situações, fala poemas e contracena com Luciano Chirolli representando as mulheres da vida do poeta.

A equipe traz os profissionais Simone Mina (cenário e figurinos), Wagner Freire (iluminação), André Abujamra (música original) e Aline Meyer (sonoplastia).

"É tempo de ouvir Maiakóvski. De se aproximar dele. Suas criações espelham o momento turbulento de transformações por que passava a Rússia e fala diretamente ao nosso Brasil de hoje, com suas próprias mudanças e esperanças de um futuro melhor. A vida, poesia, prosa, cartazes e teatro de Maiakóvski tem inspirado artistas do mundo todo. No Brasil, Luiz Antonio Martinez Correa criou uma das mais belas encenações de sua peça “O Percevejo”, espetáculo que trazia a música de outro artista igualmente inspirado por Maiakóvski, Caetano Veloso. Também João Bosco abre sua música “Corsário” com o poema “O Que Quereis...?”. Maiakóvski está presente de forma às vezes invisível para muitos que não sabem ter sido ele o inspirador dessas canções e também o autor de inúmeros outros poemas que muitos falam e cantam por todos os cantos do mundo." comenta a diretora e idealizadora do projeto, Marcia Abujamra.

 

Ciclo de palestras (de 21 a 24 de julho no CCBB)

O projeto oferece um ciclo de 4 palestras sobre o periodo histórico que compreende a Revolução Russa e o Teatro que se criou naquele momento. Acontecem na semana anterior à estreia e os quarto temas abordados são:

1. As Vanguardas Artísticas e as Revoluções Russas;

2. Maiakóvski: da Poesia revolucionária à revolução na poesia;

3. Uma poética, dois artistas: V. Maiakóvski e V. Meierhold;

4. Teatro Russo de Vanguarda: o cubo-futurismo no texto e na cena.

 

As palestras serão acompanhadas por ensaios abertos do espetáculo.

 

Maiakóvski  

A poesia de Maiakóvski é qualitativamente diferente de tudo o que foi o verso russo antes dele e, apesar das associações genéticas que se queira estabelecer, a estrutura de sua poesia é profundamente original e revolucionária.” (Roman Jakobson).

Maiakósvi (1893-1930) é um dos maiores poetas russos do século XX, e talvez mesmo de todo o mundo. Artista múltiplo, escreveu poesia, prosa, artigos, roteiros para cinema, peças de teatro, foiator e artista de milhares de cartazes para a ROSTA.

Maiakóvski trabalhou incessantemente ao longo de toda a sua vida. Um artista único que se juntou à ala bolchevique do PSDOR-Partido Social-Democrata do Operário Russo em 1908 e trabalhou fortemente pela Revolução de 1917. Ao lado de seus amigos futuristas, Maiakóvski sempre provocou polêmicas, frequentemente foi acusado de escrever poemas incomprensiveis às massas e de sua obra ser excessivamente pessoalista, subjetiva. Depois da morte de Lenin, com Stalin assumindo o poder, essas críticas se acirram e vemos outros diferentes segmentos da população se alinharem a essa posição do governo acusando-o também de não seguir as diretrizes oficiais para a produção artística e literária e de não se filiar ao Partido.

Entre polêmicas, críticas e grande aceitação, Maiakóvskifoi o poeta “que mais completamente expressou, nas décadas em torno da Revolução de Outubro, os novos e contraditórios conteúdos do tempo e as novas formas que estes demandavam. Maiakóvski deixa descortinarem suapoesia um roteiro coerente, dos primeiros poemas, nitidamente de pesquisa, aos últimos, de largo hausto, mas sempre marcados pela invenção. ‘Sem forma revolucionária não há arte revolucionária’, era o seu lema, e nesse sentido Maiakóvski é um dos raros poetas que conseguiram realizar poesia participante sem abdicar do espírito criativo." (Haroldo de Campos).

Maiakóvski se mata às vésperas de completar 37 anos com um tiro no coração e deixa uma das mais belas obras poéticas do mundo. “A todos de minha morte não acusem ninguém, por favor, não façam fofocas. O defunto odiava isso”, escreveu em sua nota de suicídio, não sem uma dose de seu costumeiro humor, e termina dizendo “Acertei as contas com a vida / inútil a lista / de dores, /desgraça se mágoas mútuas /Felicidade para quem fica.”

 

FICHA TÉCNICA

 

Vladimir Maiakóvski,

A Plenos Pulmões

Elenco: Luciano Chirolli e Georgette Fadel. Roteiro e direção: Marcia Abujamra. Cenário e figurinos: Simone Mina. Iluminação: Wagner Freire. Música original: André Abujamra. Sonoplastia: Aline Meyer. Produção executiva: Anayan Moretto. Coordenador administrativo-financeiro: Mauricio Inafre.

 

PROGRAMAÇÃO GRATUITA:

Ciclo de palestras:

21/julho às 19h – Daniel Aarão Reis - As Vanguardas Artísticas e as Revoluções Russas.

22/julho às 19h – Mário Ramos – Maiakóvski: da poesia revolucionária à revolução na poesia.

23/julho às 19h – Maria Thaís – Uma Poética, Dois Artistas V. Maiakóvski e V Meyerhold.

24/julho às 19h – Arlete Cavalieri - Teatro Russo de Vanguarda – o cubo-futurismo no texto e na cena.

 

Ensaios abertos (somente algumas cenas): 
dias 22, 23 e 24 de julho às 18h.

 

SERVIÇO DO ESPETÁCULO

 

“A Plenos Pulmões”

Centro Cultural Banco do Brasil – Rua Alvares Penteado, 112 – Centro.

Temporada: de 28 de julho a 18 de setembro de 2017

Às sextas, sábados e segundas às 20h e domingos às 19h

dia 26 de agosto – sessões às 17h e 20h

dia 27 de agosto não haverá espetáculo

Dias 4, 18 e 25 de agosto e 8 de setembro – apresentações acompanhadas por Tradução para Língua Brasileira de Sinais (Libras)

Ingressos: R$ 20,00

Lotação: 140 lugares

Duração: 80 minutos

Classificação etária: 12 anos

Estacionamento conveniado: Estapar – Rua Santo Amaro, 272. R$ 15,00 pelo período de 5 horas. (validar ticket na bilheteria do CCBB). Serviço gratuito de van do Estacionameto para o CCBB até o horário de funcionamento do prédio, com parada no trajeto da volta na Estação República do metro.

 

Comentários
Assista ao vídeo