Colaboradores - Fabiano de Abreu

Apesar dos protestos, Radiohead faz o maior show da carreira em Israel

20 de Julho de 2017

Resultado de imagem para radiohead tel aviv

Thom York, vocalista do Radiohead

Foto; Reprodução

 

Uma das bandas de rock mais aclamadas dos últimos tempos, Radiohead, se apresentou nesta quarta-feira (19) em Tel Aviv, Israel. Apesar dos pedidos de boicote ao país para denunciar a ocupação dos Territórios Palestinos, os músicos se apresentaram sem fazer alusão alguma ao conflito em um show com mais de duas horas, e um público de 47 mil espectadores,  sendo assim o maior show da carreira da banda.

O vocalista Thom Yorke só declarou, antes da última canção do show, Karma Police: "Se falou muito sobre isso, mas, no fim das contas, nós fizemos música". "Nem todo mundo aqui votou no Benjamin Netanyahu", exclamou Sarai Givaty, músico de 35 anos que assistiu ao show, em referência ao conservador primeiro-ministro israelense. 

Semana passada, Yorke já havia dito pelo Twitter que "tocar em um país não significa apoiar seu governo". "Tocamos em Israel há 20 anos com diversos governos, alguns mais liberais que outros. Como nos Estados Unidos. Não respaldamos Netanyahu mais que Donald Trump, mas continuamos tocando nos Estados Unidos", escreveu. "A música, a arte, consistem em romper barreiras, não criá-las", concluiu.

Nos últimos anos, diversos artistas participaram de uma campanha de boicote contra a ocupação dos Territórios Palestinos por Israel há mais de meio século. Mas a apresentação do Radiohead, em especial, chamou a atenção, já que o grupo é conhecido por expressar suas opiniões sobre assuntos políticos, sobretudo envolvendo a questão ambiental. 

Comentários
Assista ao vídeo