Cultura - Cinema

Festival Internacional de Audiovisual Ambiental anuncia filmes selecionados

26 de Julho de 2013

De 30 de agosto a 05 de setembro de 2013, acontece no Rio de Janeiro o 3º FILMAMBIENTE, Festival Internacional de Audiovisual Ambiental, que neste ano contempla o tema Do DDT e hormônios à Segurança Alimentar. O evento reúne 68 filmes das mais recentes produções nacionais e internacionais sobre questões ambientais, com o objetivo de provocar debates e contribuir para ampliar o conhecimento e a consciência sobre as mudanças comportamentais necessárias, de governos, empresas e indivíduos, pela preservação da vida no planeta.

A Mostra Competitiva, que será realizada no Espaço Itaú de Cinema – Botafogo (sala 1: às 19h e às 21h),  terá 12 documentários e 21 curtas-metragens (animações, documentários e ficções), que vão concorrer aos prêmios do Júri Popular de Melhor Filme, Júri Oficial de Melhor Documentário, Melhor Curta-metragem e Prêmio de Relevância Jornalística, dado pela RBJA (Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental).

Entre os longas, destaque para Queremos seu Dinheiro (Give us the Money), que conta a trajetória de luta de Bob Geldorf e de BonoVox em prol do fim da pobreza na África; Vertente: Uma nova Ética da Água para um novo Mundo (Wartershed: exploring a new Ethics for the new West), filme narrado e produzido por Robert Redford;  Cabeça de Touro (Rundskop), indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro de 2012; Vida engarrafada: O Negócio da Nestlé (Bottled Life - Nestlé’s Business with Water), onde o jornalista Suiço Res Gehringer investiga a empresa que domina o comercio mundial de água engarrafada; Caçadores de Frutas (The Fruit Hunters), que abre o evento, e a ficção Os Meninos de Kinshasa (Kinshasa Kids), que encerra o festival.

Já entre os curtas, o festival destaca o brasileiro “Joaozinho, Carne e Osso”, o Italiano “O Cruzeiro da Casca de Banana” e o francês “23”.

Nessa terceira edição, o festival terá cinco Mostras Paralelas:

  1. Do DDT e Hormônios à Segurança Alimentar (nove filmes);
  2. Planeta Ultrajado (oito filmes);
  3. É mesmo só ficção (cinco filmes);
  4. Agir+Mudar (seis filmes);
  5. “Carta branca” National Film Board (sete filmes).

As mostras serão exibidas no Instituto Moreira Salles às 16h, 18h e 20h; no Museu do Meio Ambiente (às 13h30 e 15h30) e no Instituto Italiano de Cultura (às 18h30, de segunda à quinta). O Instituto Moreira Salles e o Museu do Meio Ambiente não abrem às segundas-feiras. 

Em parceria com a prefeitura do Rio, a terceira edição do Filmambiente promove sessões de cunho social na Arena Cultural Chacrinha (Pedra de Guaratiba) e na Nave do Conhecimento (Parque Ecológico de Madureira).

JÚRI

A Terceira edição do FILMAMBIENTE terá duas comissões julgadoras:

1)      JÚRI OFICIAL LONGA-METRAGEM:

 

  • Mario Branquinho nasceu em Sabugueiro, Seia/Portugal. É Licenciado em Ciências Sociais e possui Mestrado em Animação Artística. Como Técnico Superior do Município de Seia, é responsável pela programação da Casa Municipal da Cultura de Seia, da qual é diretor e criador do CineEco, único Festival Internacional de Cinema Ambiental realizado em Portugal. É Autor dos livros “Sentido Figurado” e “O Mundo dos Apartes” e tem sido ao longo dos anos colaborador de vários órgãos de imprensa local e regional. Também é fotógrafo premiado e autor do blog http://www.seiaportugal.blogspot.com/ ;

Chris Paine, americano, é diretor e roteirista dos filmes Quem matou o carro elétrico e Vingança do Carro elétrico, este último a ser exibido no evento; Paine também atuou como produtor executivo em filmes como “Charge”, “Faster!” e “No Maps for These Territories”. É fundador do site  counterspill.com, que mapeia e denuncia derramamentos de óleo pelo mundo.

2)      JÚRI OFICIAL CURTA-METRAGEM

Os integrantes desse júri  foram escolhidos pela curadoria do Festival por suas formações e atividades ligadas ao cinema socioambiental. São eles:

 

  • Pedro Sol de Abreu Nunes: Cursou Cinema e TV na Universidade Estácio de Sá e Geografia e Meio Ambiente na PUC-Rio e, desde 2003,  é Diretor Executivo da Imagine Arte Cultura e Paz Ltda. Produziu, dirigiu e coordenou projetos de caráter ambiental e pedagógico como o Vídeo Ambiental, o Ecomuseu Itinerante de Santa Cruz e as Caravanas Euclidianas, entre outros. Atuou como fotógrafo, editor e finalizador em produções audiovisuais como A Linha da Lealdade, Kuka Hitchuti, A Paz é Dourada, Museu da Maré, entre outras. 

·Isabel Veiga: Formada em Cinema pela Universidade Federal Fluminense (UFF),   há três trabalha com curadoria, coordenação e produção de mostras e festivais de cinema. Desenvolve projetos de documentários nas áreas de pesquisa e direção. Como diretora, realizou os curta-metragens: Mamulengos (2012) e Partedois - Do Outro Lado do Rio (2010). Atualmente também ministra oficinas de linguagem cinematográfica, fotografia e produção em vídeo.

Olívia Janot: Cursou Edição de Vídeo, Letras, Roteiro e Dramaturgia em escolas como a Casa das Artes de Laranjeiras Darcy Ribeiro e Oi Kabum - Arte e Tecnologia. Atualmente trabalha como freelancer em roteiro e edição e estagia em cinema como Assistente de Direção.

O FILMAMBIENTE faz parte do Green Film Network, associação de festivais internacionais ambientais que conta com 19 festivais espalhados pelo mundo.

 

 

FILME DE ABERTURA

Os Caçadores de Fruta (The Fruit Hunters), de Yung Chang

Canada, 2012, 94 min, documentário.

Sinopse : Você pode encontra-los imersos na selva de Borneo, nas montanhas da Úmbria ou mesmo no seu próprio quintal. Eles são os caçadores de frutas, como o ator Bill Pullman, os aventureiros Noris Lederma e Richard Campbell e muitos outros, que viajam pelo mundo com a esperança de localizar e interferir antes que as plantas sejam pasteurizadas pela industrialização. O filme atravessa culturas, história e geografia para mostrar como estamos ligados às frutas que comemos. 

Com presença do diretor Yung Chan

 

FILME DE ENCERRAMENTO

Os Meninos de Kinshasa (Kinshasa Kids), de Mark-Henri Wajnberg

Bélgica, 2012, 85min, Ficção

Sinopse: Em Kinshasa, Congo, cerca de trinta mil crianças são acusadas de bruxara e expulsas de casa. Vivendo nas ruas, José e seus amigos – todos acusados de serem crianças bruxas – decidem formar uma banda para se proteger da má sorte, com um empresário meio louco chamado Bedson. Juntos, eles vão arrasar em Kinshasa!

Comentários
Assista ao vídeo