Notícias -

TJSP instala UPJ e Sala de Capacitação em Bauru

17 de Julho de 2017

O Tribunal de Justiça de São Paulo instala nesta terça-feira (18) a Unidade de Processamento Judicial (UPJ), conhecida como “Cartório do Futuro”, da Comarca de Bauru e a Sala de Capacitação em Sistemas da 3ª Região Administrativa Judiciária (3ª RAJ). A solenidade, no fórum de Bauru (Rua Afonso Pena, 5-40 – Bela Vista), às 11h30, contará com a presença do presidente do TJSP, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti. No mesmo dia, às 15h30, o presidente estará em Botucatu para visitar o fórum (Praça Iole Dinucci Fernandes, s/nº – Jardim Rivieira) e se reunir com os magistrados da cidade.

A UPJ abrangerá da 1ª até a 3ª Varas da Família e das Sucessões da Comarca de Bauru. As UPJs são uma inovação que o TJSP implantou em 2015 para adequar as unidades judiciais à nova realidade de trabalho resultante da implantação do processo digital. Além de unificar os cartórios, adota nova divisão das tarefas e melhor distribuição dos recursos humanos e do espaço físico. “O projeto Cartório do Futuro se apresentou como um avanço em práticas cartorárias para agilização da tramitação de processos nas unidades do Tribunal de Justiça”, afirma a juíza diretora do fórum de Bauru e titular da 1ª Vara da Família e das Sucessões, Ana Carla Criscione dos Santos. “Quando surgiu a oportunidade de expansão do projeto às comarcas do Interior, considerando que as Varas da Família e das Sucessões necessitam de extrema agilidade em decisões, procedimentos, movimentações e cumprimentos, acreditamos que seria uma forma inovadora e eficiente de melhorar a prestação jurisdicional na Comarca de Bauru”, conta a magistrada.

A Sala de Capacitação é um espaço para que servidores das comarcas integrantes da 3ª RAJ (que tem sede em Bauru) recebam treinamentos, cursos de atualização e participem de workshops para melhor utilizarem as ferramentas do processo digital. “Além de aprofundar e disseminar o conhecimento sobre os sistemas informatizados do TJSP aos seus integrantes, permitirá, ainda, o compartilhamento de informações entre aqueles que participarão dos treinamentos”, ressalta a juíza Ana Carla Criscione, diretora da 3ª RAJ.

Em Bauru atualmente tramitam 229.777 ações (dados de maio/17), das quais 96.371 são execuções fiscais da Fazenda Pública e 10.257 dizem respeito às Varas da Família e das Sucessões. Apenas no mês de maio foram distribuídos 5.104 novos feitos. A cidade conta com 369.368 habitantes, de acordo com o IBGE. Já em Botucatu existem 52.653 processos em andamento, com entrada de 1.409 novas ações em maio. O juiz Josias Martins de Almeida Júnior é o diretor do fórum da cidade que conta com 141.032 moradores, segundo o IBGE.

Completam a 3ª RAJ as comarcas de Agudos, Avaré, Bariri, Barra Bonita, Cerqueira Cesar, Chavantes, Conchas, Dois Córregos, Duartina, Fartura, Ipaussu, Itaí, Itatinga, Jaú, Lençóis Paulista, Macatuba, Ourinhos, Paranapanema, Pederneiras, Piraju, Pirajuí, Piratininga, Santa Cruz do Rio Pardo, São Manuel e Taquarituba.  

Serviço:

Dia 18 (terça-feira)

11h15: Atendimento à imprensa (Rua Afonso Pena, 5-40 – Bela Vista)

11h30: Instalação da UPJ e da Sala de Capacitação

15h15: Atendimento à imprensa (Praça Iole Dinucci Fernandes , s/nº - Jardim Rivieira)

15h30: Visita ao fórum

16h30: Reunião de trabalho com os magistrados 

Comentários
Assista ao vídeo