Viver - Beleza

Descobrindo Portugal e as maravilhas portuguesas

14 de Julho de 2017

Por Tamara Almeira

Passei dois dias em Lisboa, sendo que em um deles fui levada pela Linda, Miss Supranational Portugal 2016, para conhecer a pitoresca Sintra e seus castelos, parques e ruas medievais que fervilham com artistas e turistas encantados com a beleza do lugar. No tradicional Periquita, provei o extraordinário “travesseiro de Sintra”, uma espécie de pastel de forno levíssimo recheado com doce de ovos. É de outro mundo!

No Cabo da Roca, ponto mais ocidental da Europa, localizado em Cascais, almoçamos na taverna Refúgio da Roca, onde provei deliciosas e frescas sardinhas grelhadas na telha, acompanhadas de um bom e refrescante vinho da casa!

De volta à capital portuguesa, além do passeio turístico que incluiu alguns dos principais cartões postais da cidade, como a catedral, o Castelo de São Jorge e a Praça do Comércio e seu Arco Triunfal, provei a receita centenária e original do famosíssimo pastel de Belém. O local estava lotado com mais de 400 pessoas em plena tarde de segunda-feira, e a espera valeu a pena: o sabor deste doce famoso em todo o mundo é realmente único.

 

Depois de dois dias conhecendo um pouco mais da maravilhosa Lisboa, suas colinas, sua história e sua culinária extraordinária, vim para a charmosa Elvas, cidade localizada no oeste de Portugal, bem na fronteira com a Espanha. Aqui conheci as 24 candidatas, que nos últimos dois dias foram filmadas e fotografadas em trajes de noite e banho. Algumas curiosidades sobre este grupo:

- Nunca o Miss Portuguesa teve tantas misses loiras! Será que uma loira será eleita como a mais bela mulher de Portugal depois de muitos anos? Há entre elas também, duas ruivas.

- Todas as principais regiões do país estão representadas e há uma certa rivalidade regional, assim como acontece no Brasil.

- Uma das candidatas teve a mão direita amputada em decorrência de uma acidente. Ela tem uma prótese e vem competindo com muita confiança, servindo de exemplo para milhares de jovens que tenham enfrentado situação semelhante.

- O coreógrafo Luís é angolano. Ele passa os primeiros dias ensinando as candidatas a desfilarem como misses, já que algumas têm experiência apenas como modelos, e outras nunca desfilaram anteriormente.

Sobre Elvas, trata-se de uma cidade murada cercada por fortes que protegiam a fronteira de Portugal contra possíveis ataques espanhóis. A Miss Portuguesa 2016 Cristina Viana nos levou para conhecer o maior deles, o Forte da Graça, e explica do que se trata em uma entrevista que fiz com ela em vídeo (em anexo). No restaurante Acontece, de arquitetura e decoração únicos, provei uma iguaria local: o bacalhau dourado, feito com batata palha e ovos em um ponto que só os grandes chefs e cozinheiros conseguem chegar.

 

A nossa aventura está apenas começando! Amanhã seguimos para o nosso terceiro destino, que é Covilhã. Lá acontecerá o primeiro desfile de moda do concurso, quando as belas jovens portuguesas serão vestidas por diferentes estudantes de moda. Em breve também, vocês poderão ver o resultado das fotos oficiais e votar pela sua candidata favorita!

Comentários
Assista ao vídeo