Terça-Feira | 11 de Julho de 2017 | 16h49

Saiba como aumentar a produtividade no ambiente de trabalho

 

Organização, distração, vegetação e elementos naturais são algumas das características que influenciam na produtividade de profissionais

Saber filtrar bons hábitos no ambiente de trabalho, ou seja, atividades que rendam e compensem o tempo trabalhado é mais do que essencial e influência diretamente na produtividade. Segundo a arquiteta especialista em ambiente de trabalho, Priscilla Bencke, nem sempre conseguimos observar essas necessidades de uma forma objetiva, o que resulta em profissionais menos produtivos e mais ocupados. “Muitas vezes durante a dinâmica profissional dividimos nosso tempo com funções que outra pessoa poderia desenvolver da mesma forma ou até melhor, resultando em extensivas horas que não rendem”, afirma a especialista.

De acordo com arquiteta é importante saber avaliar prioridades como, por exemplo: “O que eu poderia aprender que contribuiria para o meu desempenho profissional? Será que sou a pessoa mais adequada para minha tarefa?” É fundamental fazer essa analise para criar a capacidade de aprender novas habilidades. Porém, é difícil tornar-se apto a coisas novas quando não é adequado às necessidades existentes. Um exemplo disso é a famosa empresa de serviços virtuais (Google) que proporciona aos funcionários desde a máxima flexibilidade no modo de trabalhar até a qualidade vida apresentando equilíbrio nos espaços.

Como forma de contribuir para organização de locais que sejam menos estressantes aos colaboradores, a especialista Priscilla Bencke separou algumas dicas essenciais para aumentar a produtividade no ambiente corporativo:

1 - Organize-se: intercale o tempo durante as atividades;

2 - Evite distrações: principalmente de aparelhos celulares e redes sociais;

3 – Barulhos: não permita ser interrompido por um ruído desagradável. “Nesses casos, uma dica é ouvir uma música, de maneira que quebre esse incômodo prejudicial ao foco”, orienta Priscilla;

4 – Insira elementos naturais: pesquisas indicam que a presença de vegetação no ambiente aumenta 15% da produtividade. “Insira flores e plantas em seu espaço de trabalho. Além de ser agradável visualmente, auxilia no bem estar mental”, aconselha a especialista.

5 – Invista em espaços de descompressão: uma sala ou um corredor de convivência para relaxamento é fundamental para manter o equilíbrio mental.

Muitas empresas atualmente investem em recursos estratégicos voltados à qualidade de vida dos profissionais, o que impacta diretamente na organização interna e no reflexo de iniciativas no espaço físico. As empresas corporativas devem se basear em três estratégicas ambientais para um desenvolvimento maior no futuro dos locais e na produtividade dos funcionários:

Bem estar humano

Atrás de todo profissional há um ser humano que precisa ser cuidado. Pesquisas indicam que quando as pessoas se sentem bem, elas passam a produzir melhor. Dessa forma, é necessário fazer uma aplicação inteligente de elementos ambientais que influenciam diretamente na sensação de aconchego e bem estar como, por exemplo, inclusão de vegetação e elementos naturais; valorização da iluminação natural do ambiente e projeto adequado para a iluminação artificial;

Flexibilidade

Um ambiente de trabalho flexível é aquele que consegue atender as necessidades da empresa, ou seja, ter espaços flexíveis (multiuso) e mobiliários flexíveis, com múltiplos usos para adaptar-se a qualquer necessidade;

Ambiente saudável

Cada vez mais as pessoas estão buscando qualidade de vida, por isso, se preocupam mais com a saúde. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o modelo de um ambiente de trabalho saudável é alcançado por elementos como: bem estar, saúde e segurança no trabalho que envolve diretamente a inclusão de mesas com regulagem de altura, ajuste dos equipamentos conforme ergonomia, distâncias adequadas entre as estações de trabalho e ergonomia das estações de trabalho.

comentar

últimos comentarios

Seja o primeiro a comentar, complete o formulário ao lado e dê sua opinião.