Cultura - Viagem

Pilhas de dívidas acumuladas após faculdade nos Estados Unidos, uma realidade de muitos americanos

10 de Julho de 2017

Por: Julia Contarelli

Nunca fiz faculdade no Brasil, nem morei em uma república, mas tenho certeza que os universitários aqui nos Estados Unidos vivem em outra realidade, eles vivem no luxo e nem sabem.

Condomínios de apartamentos só para universitários é o que não falta. No meu primeiro dia no campus achei um Apartment guide, um livrinho com os 37 condomínios de casas e apartamentos mais próximos ao campus.

Foto aerea do condomínio The Arc, cortesia do The arc. Um dos 37 apartamentos na rota do onibus da University of North Texas.

Divulgação

 

Esses não são simples apartamentinhos quarto-sala-cozinha. São mobiliados, com opção de carpete ou piso de madeira, cozinha de mármore, já com fogão, geladeira e microondas, piscina, hidro, cama de bronzeamento artificial, quadra de voley de areia, parque para cachorros. Puro mimo. No estacionamento: Camaro, Mustang, Dodge Charger, New Beetle, Mini Cooper...

Tudo isso parece lindo e maravilhoso mas super caro, mas a realidade para esses universitários é bem diferente. TODOS os americanos que eu conheci aqui recebem Financial Aid ou FAFSA, planos de empréstimo para estudantes pelo governo.

Foto cortesia do condomínio Forum at Denton. Um dos 37 condomínios próximos ao campus da University of North Texas.

Divulgação

 

O setor de Financial Aid/ FAFSA da faculdade calcula quantas aulas o aluno terá em certo semestre, adiciona os custos dos livros e outras despesas curriculares e simplesmente deposita esse dinheiro na conta do aluno. No Texas o valor recebido pode variar de US$ 3 mil a US$ 60 mil e cada aluno tem diferentes prazos para pagar esse empréstimo, todos começando dois anos depois do término da faculdade.

Muitos alunos usam esse dinheiro para pagar a faculdade assim que recebem, ou em viagens ou até nos bares ao redor do campus. A maioria usa parte desse dinheiro para pagar o aluguel mensal de onde moram.

Olho ao meu redor aqui e praticamente todos os americanos da minha idade trabalham, todos recebem Financial Aid e todos moram em apartamentos muito luxuosos e com carros que eu sonho em ter um dia.

Este estilo de vida fácil deles me dá uma inveja absurda, mas o que acontece quando o aluno se forma e tem que pagar os empréstimos? Depois de formados ele tem um diploma, um simples pedaço de papel e anos de trabalho somente para pagar as dívidas. Como fica a vida luxuosa deles?

Comentários
Assista ao vídeo