Viver - Saúde

Óculos vendidos em camelô podem causar danos à visão

7 de Julho de 2017

Muitas pessoas que precisam de óculos acabam se rendendo ao apelo dos camelôs.

O uso de óculos de sol adquiridos de ambulantes irregulares pode ter consequências a longo prazo para quem vai às compras de produtos tão específicos pensando apenas em pagar o menor preço possível, isso porque as bancas oferecem uma variedade de modelos escuros e de grau, muito parecidos com os que enfeitam as vitrines das óticas, mas com a vantagem de serem bem mais baratos,porem em contrapartida as lentes de baixa qualidade são tingidas para ficarem escuras, e nesse processo de coloração não há nenhuma técnica especial, diferente das lentes de qualidade que protegem os olhos contra os raios.

As lentes de um óculos de sol são os itens mais importantes de um óculos. E também são os itens mais caros de serem feitos. São cálculos que tem de ser feitos, materiais diferentes combinados, imersão em produtos químicos e muito mais. O que protege nossos olhos não é a cor da lente e sim, o filtro ultravioleta que a lente tem que ter. Esse filtro tem a função de evitar que os raios ultravioletas do sol penetre nos olhos.

No começo, usar óculos de baixa qualidade não faz muita diferença, mas com o passar dos anos você pode começar a sentir cansaço na visão, desconforto, ardências, dores de cabeça. E o uso constante, pode fazer com que certas doenças como a degeneração macular se desenvolvam, além de foto alergia que é a alergia à luz do sol e a outros tipos de luzes, ceratite que produz a inflamação na córnea e a catarata, que embaça a visão e leva a cegueira.

Para evitar os problemas na visão, os óculos de sol precisam ter proteção contra raios ultra violeta (UVA e UVB). O ideal é que a marca certifique que a lente bloqueia a gama de radiação nociva.

Na hora de escolher uma lente para o dia a dia, dê preferência as de cor âmbar, marrom e cinza, que permitem boa visão de contraste e profundidade, além de reduzir os reflexos. Para dirigir em dias nublados, lentes cinza são as ideais por permitirem melhor visão de contraste. No entardecer, lentes amarelas reduzem o ofuscamento provocados pela luz dos faróis.

Para garantir que você está usando um óculos de qualidade, você pode leva-lo até seu oftalmologista.

Comentários
Assista ao vídeo