Segunda-Feira | 3 de Julho de 2017 | 10h5

Mais de 40 cavalos foram envenenados em Orlândia, interior de SP

Os moradores da cidade de Orlândia, interior de SP, amanheceram nesta segunda-feira (03/07) revoltados. Isso porque quase 40 cavalos foram envenenados na Zona Rural da cidade, próximo ao Bairro José Vieira Brazão. 
 
Ao todo nove animais morreram. Os que sobreviveram ficaram por horas agonizando até o salvamento que foi realizado por um único veterinário (Marcelo Moraes) que se prontificou ir até o local juntamente com um grupo de voluntários e também os proprietários dos animais. 
 
Crueldade e tristeza, essas são as palavra que definem o sentimento de quem presenciou a cena dos cavalos agonizando até a morte após serem envenenados.  Para Márcia Belato, que faz parte de um grupo de amigos que lutam pela causa animal na cidade de maneira voluntária, foi algo jamais imaginado. "O que eu vi hoje, nunca tinha visto em nenhum outro lugar. Foi uma tragédia, quem viu chorava, não tem explicação de tamanha crueldade que teve em Orlândia, peço mais fiscalização em cima disso. Isso foi crime", diz Márcia. 
 
 
A princípio, os proprietários dos animais imaginam que o envenenamento ocorreu devido a grande quantidade de uréia que a Usina ao redor teria despejado na cana-de-açúcar, em volta das propriedade, porém, não foram só os animais que estavam soltos que foram envenenados, mas também os que estavam dentro dos estábulos (local destinado onde os animais ficam para dormir e alimentar-se), o que causa ainda mais revolta da população. 
 
 
Vídeo
 
 
Crime
 
Envenenar animais é um crime previsto na Lei de Crimes Ambientais. Nesta Lei consta que, quem praticar ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos, nativos ou exóticos é penalizado com detenção de 3 meses a um ano e multa.
 
Cavalgada 
 
No dia 29 de julho, às 10h da manhã, será realizada uma cavalgada por toda a cidade para não deixar o caso ser esquecido até que os responsáveis sejam punidos. 
comentar

últimos comentarios
Como assim cavalgada como protesto? Como isso é patético. Não basta a morte de tantos animais e ainda querem explorar outros tantos. Cavalos não são para serem montados, nem explorados, nem comidos. Animais são seres sencientes, são vidas, devem ser respeitados. Será que as pessoas não se cansam, não ficam fartas de cometerem tanta crueldade com os animais? Tamanha falta de respeito com a vida deles, isso é asqueroso. Tamanha é a ignorância de gente que pensa que essas merdas de cavalgadas, rodeios e vaquejadas são cultura, são entretenimento e a coisa que for. Não. Não são nada disso. talvez considerem isso pela falta de inteligência e empatia com os animais, porém, para eles que são suas vítimas, sim vítimas. Animais são vítimas da ignorância humana, para eles isso é tortura, crueldade, é terror, pânico! Quanto custa a consciência der vocês? É o apice da ignorância: fazer cavalgada como forma de protesto. Não sabem para que servem suas pernas? Servem para fazer caminhar, para ficar em pé e devem ser usadas. Crueldade com os animais é uma vergonha. Protestem usando suas pernas, deixem de ser seres preguiçosos e exploradores. Cavalgada é exploração, tortura para o animal. Crueldade pura! ACORDA PRA VIDA PESSOAS.

Por: sheyla

De: São Paulo Data e hora: 07/07/2017 - 16:59:05

Sou moradora de Orlândia,e fiquei horrorizada com a tamanha crueldade do ser humano,fazendo isso com esses bichinhos,pior ainda foi saber que estão organizando uma CAVALGADA para \"PROTESTAR\" ... Pelo amor de Deus,pra mim quem participar desse tipo de protesto,judiando do animal,é tão criminoso do que aquele que envenenou e tem que tomar CANA ! Mais como vivemos em um país de LEIS BURRAS,criadas por um bando de BURROS a gente tem que viver com esse tipo de coisa !

Por: Adriana Belletti

De: Orlândia SP Data e hora: 04/07/2017 - 20:52:55

Os animais merecem proteção e compaixão. Crime terrível este que é relatado na matéria mas realizar uma cavalgada para protestar é justamente o que não deve ser feito já que estes eventos em sua maioria judiam dos animais. Não adianta dizer que eles adoram cavalgar que isso não cola. Eles gostam é de viver em liberdade, pastando e sem serem obrigados a cavalgar com gente muitas vezes acima do peso, embaixo do sol muitas até sem água e sombra.

Por: izolina ribeiro

De: sp Data e hora: 04/07/2017 - 11:12:05

É isso mesmo! Aqui em Orlândia, algumas pessoas, estão vendendo bens para comprar cavalos para participar dessas idiotices de cavalgadas. Andam a cidade inteira, depois, param para encher o r**** de cerveja, e deixam o cavalo amarrado, sem ao menos dar água pra ele. Colocam a sela as 8 e tiram só as 22 horas... Isso que aconteceu pode ter sido um acidente. Ninguém deu ureia para os cavalos, foi aplicado na plantação. E se foi isso que aconteceu, é porque esses irresponsáveis compram cavalos e não tem estruturas para cuidar. São ignorantes. E agora, vão chamar mais atenção com essa palhaçada de cavalgada. E isso vai continuar... infelizmente.

Por: Marcos

De: Orlandia Data e hora: 04/07/2017 - 09:10:30

Cavalgada ?

Por: lucuana

De: sp Data e hora: 03/07/2017 - 23:15:10

pelo amor de Deus,protestem,mas fazer cavalgada?Cavalgada é tortura,exploraçao!

Por: Lucimar Sanches

De: Jundiaí Data e hora: 03/07/2017 - 20:50:47

COMO ASSIM?? Vão fazer uma CAVALGADA pra DEMONSTRAR como foi FÁCIL MATAR ESSES ANIMAIS? Não sei o que me dá MAIS MEDO: Quem envenenou a as AMEBAS que tiveram essa IDEIA!!! CAVALOS X ASFALTO X FOGUETÓRIO X BUZINAS X GRITINHOS HISTÉRICOS = NÃO COMBINAM!!!

Por: Margareth

De: Guaratinguetá Data e hora: 03/07/2017 - 20:05:11

Por favor, eu e todas as outras pessoas que estão indignadas aqui na página e protestando sobre esse triste e, quiçá, criminoso episódio com contra os cavalos, pedimos para que não façam cavalgadas!!! Como protestar em defesa dos cavalos ao mesmo tempo em que se pratica exploração desses pobres animais? Tenham compaixão, resgatem isso, por favor, não explorem esses pobres animais! Cavalgada traz maus tratos e por isso é crime. Deixem os animais em paz!!!

Por: Vanice Cestari

De: Guarulhos Data e hora: 03/07/2017 - 19:29:49

Como é??? Protestar com cavalgada. Organizado por voluntários que lutam pela causa animal? Vcs cuidam de cachorrinhos e gatinhos pelo jeito e acham que lutam pelos direitos dos animais. Sem especismo por favor e sem cavalgada tbm, façam cartazes, vão utilizando-se apenas de seus corpos, sem explorar os animais.

Por: Gisele

De: Pindamonhangaba Data e hora: 03/07/2017 - 18:40:23

Como assim? Protestar contra o envenenamento utilizando os cavalos? E A EXPLORAÇÃO ANIMAL continuará até qd? Coloquem a mão na consciência!!! NÃO A EXPLORAÇÃO ANIMAL! Se realmente se dizem \"amigos dos animais\", e lutam pela causa animal, que realizem este protesto sem a utilização de animais! Eles precisam de proteção e não de utilização!!!

Por: Regina Fazioli

De: São Paulo Data e hora: 03/07/2017 - 16:27:21

Então quer dizer que vão protestar promovendo a exploração animal... Que servirem de montaria para que os cavalos protestem estes sim devem ser ouvidos e respeitados... Abaixo a hipocresia.. Reapeitem os animais... Libertem os animais Cavalos não são escravos

Por: Diana Galesso

De: Mauá Data e hora: 03/07/2017 - 16:03:05

O pior é não deixar esquecer o caso, EXPLORANDO, os cavalos em uma cavalgada, inferno para qualquer animal, participar de cavalgadas. Se não querem esquecer, façam o minimo pelo bem estar dos animais, não os explorem.... O cúmulo da falta de senso. Também quero ver se o caso será realmente investigado, uma vez que sabemos que o poder da Usina da cana, cala a boca de todos. para exploradores de animais e pessoas, todos tem um cifra, haja vista o que acontece com a Samarco, em MG que até hoje nada foi feito.

Por: Karina Somaggio

De: São Paulo Data e hora: 03/07/2017 - 15:35:57