Notícias -

PF ENCERRA MAIS UM CICLO DE ATIVIDADES DO PROGRAMA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL EM AEROPORTOS

30 de Junho de 2017

A PF, encerrou na data de hoje (30), no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, o 14º ciclo do Programa de Cooperação Internacional em Aeroportos, o INTERCOPS, que contou com a participação de 5 novos países membros.

Crédito: Comunicação Social/Delegacia Especial no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com duração de duas semanas e abordando profundamente temas como tráfico de drogas, terrorismo, imigração, fugitivos, documentos falsos, evasão de divisas, bombas e explosivos, o programa incluiu atividades teóricas e práticas com a participação dos integrantes. Nesta nova etapa o INTERCOPS contou com 5 novos países membros: Benin, Camarões, Etiópia, Estados Unidos e Ucrânia, além do Chile e Suriname totalizando 48 integrantes, sendo que nesse período passaram pelo programa de treinamento 138 pessoas. A cada novo ciclo realizado, fica evidente o interesse internacional despertado pelo programa devido à sua efetividade no combate aos crimes cometidos no âmbito aeroportuário, como revela a percepção expressa nas palavras do policial chileno Sr. Cesar Rubilar: “É incrível poder participar do Programa INTERCOPS e receber essa preciosa gama de informações. Percebemos que, deixadas de lado as peculiaridades culturais de cada nação, os problemas enfrentados pelas autoridades de segurança são muito similares e desta forma podemos agregar os conhecimentos para fortalecer o combate à criminalidade”.

Desde sua criação, capitaneado pela Polícia Federal brasileira, o INTERCOPS já promoveu a apreensão de quase 3 toneladas de drogas e realizou a prisão de 800 traficantes ao redor do mundo, tendo suas ações incrementadas pela utilização da rede Telegram, que conecta mais de 300 representantes das forças de segurança de 120 países, permitindo uma velocidade na execução de ações que não havia anteriormente.

Comentários
Assista ao vídeo