Colunistas - Bem Estar e Saúde

Saiba escolher as cores certas para ir ao trabalho

30 de Junho de 2017
 

De forma inconsciente, as cores que estão à nossa volta influenciam o nosso comportamento, nossas reações e até mesmo a nossa forma de pensar. Em nosso ambiente de trabalho, elas podem nos ajudar a produzir mais e até mesmo ser mais criativos.  Mas então quais cores vestir para ir trabalhar?

De acordo com a consultora de moda Sandra Andaló, vestir-se corretamente para o trabalho não significa abandonar seu estilo pessoal. “O objetivo é projetar uma imagem profissional, de competência e credibilidade. Independente de seu cargo, de sua empresa ou segmento que trabalha, é preciso ter alguns cuidados com sua aparência”, afirma.

Os planos que seu chefe tem para você podem ser atrapalhados pelo comprimento e caimento das suas roupas, por exemplo. “Se está realmente preocupado com sua carreira, deve preocupar-se em parecer profissional, e não na moda”, recomenda Sandra.

Para não errar, tente não chamar atenção: quanto mais fashion ou vistosa for a peça de roupa ou acessório, mais inapropriada será para ser usada no trabalho. As cores mais corporativas são os neutros: branco, bege, tons de cinza, marinho e preto.

Sandra explica que as cores quentes aproximam, como é o caso do vermelho, do laranja e do amarelo. E as frias têm o efeito de distância, como exemplo os tons de azul, verde e rosa. Já os tons neutros combinam com tudo.

“Para criar harmonia, utilize no máximo três cores em uma composição. O look para o trabalho ganhará um ar mais profissional quando duas dessas cores forem neutras”, ensina a consultora de moda.

De acordo com nosso tom de pele e a cor do nosso cabelo, algumas cores nos iluminam, enquanto outras nos deixam mais apagados. Você pode descobrir que cores são essas e levar essas informações para o seu dia a dia fazendo uma análise de coloração pessoal.

 

ACESSÓRIOS

“Acessórios que tem balanço fazem barulho e são distrativos, portanto devem ser evitados. Bolsas desestruturadas, molengas, também dão um ar muito esportivo. Então prefira as bolsas estruturadas, que passam uma imagem de organização”, afirma Sandra.

Uma aparência bem cuidada com unhas bem feitas, cabelos arrumados e bem aparados, barba feita ou aparada, sapatos engraxados e meias bem esticadas completam a escolha certa da roupa, totalizando os itens que compõem sua imagem.

 

CORES E SITUAÇÕES

Veja como as cores influenciam em algumas situações:

- Primeiro dia no emprego: o azul escuro é ótima opção para essa circunstância. Transparece ar intelectual e respeitoso, sem transmitir arrogância.

— Dia a dia: o branco combina com qualquer outra cor de maneira suave, transmitindo sensação de paz, clareza. Na mesma linha, o cinza grafite também é um neutro bastante democrático. Não é pesado como o preto, contrasta menos com as outras cores e não representa perigo ou dificuldade para compor o look.

— Reuniões: se o chefe precisa trazer a equipe para o lado dele, sem intimidá-la, o azul claro é uma ótima opção, pois proporciona aspecto amigável e sereno, mostrando estar aberto para ouvir. Já para os momentos em que a chefia precisa fazer sua opinião prevalecer sobre as demais, a dica é investir no vermelho e no vinho, que impõem respeito e transmitem credibilidade.

 

SIGNIFICADO DAS CORES:

- Branco: Confiança e frescor

- Preto: elegância e poder

- Vermelho: chama atenção e mostra força

- Verde: sinceridade e compreensão

- Azul: tranquilidade e cuidado

- Amarelo: comunicação e flexibilidade

- Marrom: perseverança e caráter

- Cinza: refinada e sofisticada

- Creme/caramelo: acessibilidade e confiança

- Vinho: clássica e autoridade

- Ameixa: diplomacia

- Marinho: é a cor do mundo dos negócios

- Rosa, salmão e pêssego: solidariedade

- Pink: energia e juventude

- Laranja: sociável, prática e motivada

- Violeta: inspiração

- Magenta: sexual e poderosa

Comentários
Assista ao vídeo