Colunistas - Bem Estar e Saúde

Como organizar uma festa de debutante

29 de Junho de 2017
 

Toda menina tem o seu momento mais importante na vida, de qual vestido usar no baile de debutante, a família então tem a missão de deixar tudo lindo para os seus convidados, trouxemos dicas de como organizar uma festa de 15 anos da decoração a comida.

A assessora de eventos Fabiana Pinheiro deu dica de tema como a Balada Neon que está em alta no momento, esse tema e para quem deseja se divertir e também poder explorar as cores da festa.

Está em alta dar de brindes terrários de suculentas para os convidados, a designer especialista em cor e dona do site Terrários&Cia Fabiane Mandarino, dá cursos online de terrários e também ensina como fazer a sua própria suculenta , você vai poder dar uma lembrança feita por você mesmo e ainda vai poder economizar.

Como menu especial para a festa o Chef Flávio Pedro, especializado em culinária artesanal e consultoria gastronômica nos deu receitas para servir na festa.

 

Entrada:

Lascas de Bacalhau com Chips de Baroa e Azeite Crocante

200g Bacalhau congelado dessalgado

02 dentes de alho amassados e picados

02 batatas baroa

01 pimenta dedo de moça picada (Não retire as sementes)

06 azeitonas pretas picadas

01 Cebolinha

01 ramo de alecrim

500 ml de Azeite extra-virgem de boa qualidade

Sal

Flor de Sal

Comece colocando o bacalhau de molho em leite gelado. Deixe por 01 hora e em seguida leve a ferver. Após levantar fervura conte 15 minutos e retire. Escorra, separe as lascas tomando cuidado para que não sobrem nem peles e nem espinhas. Prepare uma frigideira com 200 ml de azeite, quando o azeite começar a esquentar adicione o alho amassado, tenha atenção que não basta picar o alho - ele precisa ser amassado para que o sabor se desprenda com facilidade. Adicione um ramo de alecrim, a pimenta picada e sal. Verifique o ponto para que não ultrapasse a 60ºC, desligue o fogo e acrescente o bacalhau, reserve.

Corte as batatas em chips e frite-as em uma mistura 50% azeite 50% óleo de girassol, escorra e deixe secar bem.

Escorra o bacalhau que ficou em azeite e leve-o ao forno pré-aquecido (180ºC) por 03 minutos.

Monte: Em um prato fundo coloque duas colheres do azeite usado no bacalhau, às lascas do bacalhau e por cima as chips de baroa, não exagere, pois o “ator principal” é o bacalhau. Salpique flor de sal e decore com cebolinha e azeitonas picadas, de novo sem exageros. Uma dica importante é a de não molhar os chips com azeite durante a montagem.

 

Prato Principal

Risoto de Pinhão, com Queijo Canastra e Linguiça tipo Blumenau

Ingredientes:

200g de pinhão.

300g de arroz basmati

100g de queijo canastra ralado

100g de linguiça blumenau desfiada

30g de manteiga sem sal

200 ml de vinho branco

1/4 cebola bem picada

Azeite

Pimenta

Sal

Modo de preparo:

Leve os pinhões em uma panela de pressão com 2 litros de água, por 30 minutos do início da pressão. Retire do fogo, descasque e reserve tanto os pinhões quanto a água do cozimento.

Em uma panela, leve a cebola para dourar no azeite, acrescente o arroz basmati e refogue, acrescente o vinho e aguarde evaporar todo o álcool. Adicione duas conchas da agua do cozimento do pinhão e mexa em formato de infinito, conforme a água começar a secar acrescente mais água e faça isso por 15 minutos, então aguarde que a agua reduza quase que totalmente e acrescente o pinhão descascado. Mexa bem, coloque mais uma concha de água e a linguiça blumenau desfiada, aguarde reduzir e desligue o fogo. Acrescente o queijo, mexa bem, acrescente a manteiga, mexa novamente e tape a panela por 1 minuto.

 

Sobremesa

Tiramissú

Ingredientes

Gemas, 08 unidades

Claras, 06 unidades

Açúcar de Confeiteiro, 120 gramas

Queijo Mascarpone, 500 gramas

Biscoito Champagne ou Savoiardi, 1 pacote (geralmente tem 400 gramas)

Café Forte e sem açúcar

Vinho Marsala ou Conhaque

Cacau em Pó

Raspas de Chocolate Meio-amargo.

 

Preparação

Em uma tigela misture o café e o vinho ou conhaque, o gosto de café precisa sobressair ao do alcoólico, que servirá apenas para aromatizar levemente. Molhe rapidamente cada biscoito com o lado açucarado para baixo. Isso precisa ser feito rapidamente para os biscoitos não virarem um mingau. Arrume-os em uma assadeira forrada com papel manteiga e leve a geladeira, eles vão secar gradativamente na geladeira, mantendo-se bem macios e úmidos.

Separe as gemas e adicione metade do açúcar, bata até obter um creme uniforme, então adicione o mascarpone e misture bem. Em outra tigela bata as claras em neve e adicione o restante do açúcar aos poucos, batendo até montar. Quando às claras estiverem montadas vá adicionando aos poucos o creme feito com o mascarpone e misture de baixo para cima, bem suavemente. Leve a geladeira por algum tempo para que crie textura.

 

Montagem

Existem diversas formas de montagem, em taças, em refratários e a forma que eu gosto mais que é a que eu vou ensinar aqui, porem você pode seguir o mesmo padrão e fazer como quiser.

Em um prato, faça uma finíssima camada de creme ao meio, ela servirá apenas para manter os biscoitos juntos e o ideal é que não apareça na montagem final. Faça uma fileira com 3 biscoitos um ao lado do outro, lembre-se que agora o lado açucarado é voltado para cima. Usando um saco de confeiteiro com um bico simples e grosso, adicione o creme em ziguezague na direção contrária aos biscoitos. Uma nova camada de biscoitos na horizontal, colocados bem gentilmente para não amassar o creme, agora uma última camada de creme, de novo na vertical.

Adicione o cacau em pó em uma peneira e dê umas batidas por cima, para finalizar coloque algumas raspas de chocolate e se quiser dar um ar profissional use uma colher pluma para fazer alguns desenhos no prato.

A chocolatier Mirian Rocha os doces devem ser personalizados de acordo com o gosto da debutante: “É a vez dela virar alquimista dos seus próprios chocolates. Ela pode participar da criação da receita e colocar apenas ingredientes que goste. Vale a pena também investir em especiarias originais como: sais de flor, café, cerveja artesanal, pimenta rosa, sais do himalaia e florais de bach. Os docinhos com redução de açúcar ou chocolate 70% cacau e recheados com frutas estão em alta também", revela a doceira.

 

 

Fonte das imagens : Pinterest

Terrários&Cia

Chef Flávio Pedro

Mirian Rocha

 
Comentários
Assista ao vídeo