Viver - Saúde

Oito dicas para manter a saúde ocular

26 de Junho de 2017

Faça uma pausa a cada 30 minutos: Em nossa rotina, seja no trabalho ou em casa, temos o costume de passarmos muito tempo olhando fixamente para nosso Smartphones, computadores, tablets ou até mesmo TV gerando um grande cansaço visual, por isso e aconselhável a cada 30 minutos olhar para um ponto infinito, movendo seus olhos para direções distintas sem que modifique a posição da cabeça. É muito importante que sua tela esteja sempre a mais de 40 cm de distância de seus olhos e seu ambiente de trabalho esteja sempre bem iluminado, para evitar o contraste excessivo do escuro com o claro.  

Não esfregue os olhos: O costume de esfregar os olhos gera uma sensação extremamente agradável de alivio, principalmente quando se está sentindo alguma coceira ou ardor, porem isso tem um nível importante no quesito prejudicial aos olhos, principalmente quando o indivíduo é predisposto a uma doença chama “CERATOCONE” ou “Deformação irreversível da córnea”, essa ação pode agravar a doença, assim como retirar a maquiagem de forma bruta também e prejudicial.  

Seja adepto aos óculos de sol: Os raios Ultravioleta podem provocar lesões oculares, sabemos que a exposição ao sol sem a proteção adequada, favorece para a opacificação do cristalino conhecida como “Catarata”. Não hesite ao usar óculos de sol até mesmo em crianças, pois quando mais cedo começarmos a nos prevenir, melhor é. Esses óculos, porém, devem ter filtro UV prolongado e com um índice de proteção de 3 a 4, ou seja, polarizadas, caso contrário ao usar óculos com lentes sem a devida proteção, sua pupila se dilata e isso faz com que os olhos fiquem mais expostos aos raios ultravioletas do que o costume, logo isso não impede que os raios solares cheguem aos olhos, podendo assim danificá-los permanentemente  

Consulta regular a partir dos 40 anos: O exame oftalmológico se torna indispensável quando se tem a idade igual ou maior de 40 anos, a consulta nessa idade é de suma importância para detectar alguma patologia assintomática, assim como Glaucoma crônico ou a Hipermetropia ocular, pois é a partir dessa idade que surgem algumas doenças.  

Evite o tabagismo: O habito de fumar é perigoso para o sistema respiratório, isso todos nós já sabemos, porem o que não costumamos ouvir, e que um de seus males é também a alteração na visão, pois além da fumaça trazer uma grande irritação aos olhos, o tabaco libera uma componente que passa por sua circulação sanguínea, causando o envelhecimento do cristalino e favorecendo patologias, assim como a Degeneração Macular Senil.  

Alimentação balanceada: Esta é a chave de uma boa visão, uma alimentação saudável ajuda a evitar o envelhecimento precoce de nossos olhos. Alimentos com a cor vermelha são ricos em vitaminas C e Antocianina, que ajudam na regeneração da retina. Outros alimentos necessários são: espinafre, brócolis, cenoura, ervilha, milho e frutas cítricas: o ideal indicado para que seja eficaz, é consumir de duas a três porções de pelo menos um desses alimentos semanalmente. 

Atividades ao ar livre: Prefira sempre atividades ao ar livre, principalmente para as crianças, por isso ajuda reduzir o risco de desenvolver a miopia. 

Diabéticos, Atenção! O desequilíbrio diabético tem consequências graves na visão, como a doença atinge principalmente os vasos sanguíneos, ela altera o metabolismo da retina e do cristalino. Pacientes diabéticos são aconselhados a realizar o exame de fundo de olho anualmente, conhecido como dilatação da pupila.   

  

Comentários
Assista ao vídeo