Colunistas - Bem Estar e Saúde

Drible a fome durante o inverno sem engordar

19 de Junho de 2017

Quando cai a temperatura é natural sentirmos mais fome, pois o clima faz com que nosso corpo gaste mais energia para manter sua temperatura estável. Comemos mais, nos movimentamos menos, ficamos mais em ambientes fechados e preferimos alimentos mais quentinhos e calóricos. Essa combinação pode ser perigosa, porque consumimos mais calorias e gastamos menos. Então o que fazer para não engordar nessa época do ano? A nutricionista Alessandra Coelho, da clínica Franco e Rizzi, dá dicas para compensarmos esta perda energética sem ganhar peso.

1 - Inclua folhas na sua alimentação. Opte por preparações cruas em pelo menos uma refeição - no almoço é mais fácil pois as temperaturas costumam ser mais elevadas.

2 - No jantar, abuse dos vegetais cozidos e capriche no uso das ervas aromáticas, que realçam o sabor de cada alimento.

3 - As sopas são boas opções, mas lembre-se que alguns legumes, como os tubérculos (batata, mandioquinha, mandioca, inhame, cará, cenoura), contêm um teor elevado de carboidrato e devem ser consumidos com moderação. Procure sempre incluir folhas e carne magra na sua sopa e deixe o pão ou torradinha de lado.

4 - As frutas podem ser consumidas como lanchinhos intermediários, nos intervalos das refeições.

5 – Mantenha a recomendação de beber pelo menos 1,5 litro de água por dia. Os chás são boas alternativas para completar este volume.

Aproveite as receitas clássicas do inverno sem deixar de ser saudável

Segundo a nutricionista isso é possível. Separamos algumas dicas para você:

Fondue – Priorize queijos magros como o cottage e prepare a receita com leite desnatado. Inclua pães integrais e atente-se ao vinho, que tem calorias. Se optar por servir sobremesa use frutas aquecidas com uma pitada de canela. E deixe o fondue de chocolate para um outro dia.

Massas – Escolha as integrais e evite os molhos gordurosos, como o branco e à base de queijos. Inclua vegetais, como o brócolis, o que irá melhorar o perfil nutricional do prato.

Chocolate quente – Use leite desnatado e cacau em pó. Uma dica: acrescente uma porção de pó para pudim diet e deixe a preparação mais cremosa sem aumentar as calorias.

Chocolate – Procure não consumir todos os dias e priorize os amargos ou meio amargos, que têm menor teor de gordura e açúcar.

Doces - Se a vontade de doce for grande, tente esquentar uma maçã ou banana com canela no microondas. Fica uma delícia e tem baixas calorias.

 
Comentários
Assista ao vídeo