Colunistas - Rodolfo Bonventti

ETERNA MEMÓRIA - ANTONIO MARCOS

9 de Junho de 2017

08/11/1945 – 05/04/1992)

 

O criador de O Homem de Nazaré

  

O cantor, compositor e ator Antonio Marcos Pensamento da Silva, ou simplesmente Antonio Marcos, começou sua carreira em programas de calouros na década de 60.

A voz bonita e marcante o levou para o rádio, onde cantando e tocando violão, chegou a fazer também humor no Programa de Estevam Sangirardi em 1962.

Cinco anos depois, em 1967, fez parte do coral Golden Gate e se aventurou como ator no Teatro de Arena, onde chegou a atuar em quatro peças como “Pé Coxinho” e “Arena Conta Zumbi”.

Disposto a investir na carreira como cantor e compositor, Antonio Marcos entrou para o grupo musical Os Iguais, com o qual se apresentou nos últimos programas “Jovem Guarda” da TV Record, e que estourou em 1967 com a canção “Tenho um amor melhor que o seu”,

Em seu primeiro disco solo, Antonio Marcos vendeu mais de 300 mil cópias e se tornou uma revelação da música romântica jovem no final dos anos 60, se destacando também como um grande compositor com canções como “Oração de um Jovem Triste”.

Na década de 70 foi um dos maiores vendedores de LPs do Brasil, e aproveitou o sucesso para também fazer cinema, participando de “Pais Quadrados...Filhos Avançados” e “Som, Amor e Curtição”.

O auge do sucesso veio com as canções “Como Vai Você”, composta em parceria com o irmão Mário Marcos, e “O Homem de Nazaré”, esta talvez sua melhor interpretação em quase 30 anos de carreira.

Teve um tumultuado casamento com a cantora Vanusa na década de 70 e o casal teve duas filhas, Amanda e Aretha. Logo depois da separação se casou com a atriz Débora Duarte, com quem teve a filha Paloma Duarte, hoje uma atriz conhecida pelas novelas de TV. E durante esse casamento ele e Débora participaram da novela “Cara a Cara” na TV Bandeirantes, em 1979.

Depois da separação de Débora Duarte, a carreira de Antonio Marcos entrou em declínio e ele passou a encontrar primeiro no álcool e em seguida no consumo de algumas drogas, o consolo para um certo ostracismo a que foi colocado.

Ele ainda se casou com uma modelo, com quem teve o único filho, Antonio Pablo, e dois anos antes de falecer passou a viver junto com Ana Paula, a filha de Nice Rossi e enteada do cantor Roberto Carlos.

Antonio Marcos, o Homem de Nazaré, morreu em abril de 1992, vitimado por uma cirrose hepática, com apenas 46 anos de idade, mas deixou uma carreira de oito LPs gravados em português além de quatro em castelhano, sendo dois deles fora do Brasil.

Foto 1 - Antonio Marcos começou cantando no grupo Os Iguais em 1967

 

Foto 2 - Antonio Marcos e Lucia Alves no filme "Pais Quadrados, Filhos Avançados"

 

Foto 3 - Na TV Tupi com Ana Rosa e Silvana Lopes em "Toninho on the Rocks"

 

Foto 4 - O primeiro casamento em 1972 foi com a cantora Vanusa e tiveram duas filhas

 

Foto 5 - O segundo casamento, ainda na década de 70, foi com a atriz Débora Duarte e mais uma filha

 

Foto 6 - Cantor e compositor teve muitos sucessos e o maior deles foi "O Homem de Nazaré"

 

Foto 7 - Antonio Marcos gravou oito LPs em portugues e quatro em castelhano

Comentários
Assista ao vídeo