Cultura - Teatro

Festival Yesu Luso: Pedro Santos fala sobre mostra de teatro

9 de Junho de 2017
 
Pedro Santos é um dos curadores da mostra (Foto: Divulgação)

Por Marcos Martins (@MarcosMartinsTV)

Até o próximo domingo (11) acontece o Festival Yesu Luso – Teatro em Língua Portuguesa, no Sesc Ipiranga, em São Paulo (SP). O evento, cujo nome é derivado de um dialeto moçambicano (em que o termo “yesu” significa "nosso"), junta peças de cinco países que falam o mesmo idioma: Brasil, Portugal, Moçambique, Cabo Verde e Angola.

– Nossa ideia era reunirmos países de língua portuguesa e tentar perceber quais eram as dificuldades, tentar ver uma ligação mais forte porque essa ligação, politicamente, não existe, é tudo um fantasma – conta Pedro Santos, um dos curadores da mostra junto com a atriz Arieta Corrêa.

 
Dupla de "Qual é a Sentença?"
(Foto: Divulgação)

O produtor português, natural de Braga, ressalta a importância de eventos como esse. – Através da arte tentamos trazer as regiões que são menos vistas aqui. Em 2015 fizemos uma edição-piloto e, agora, algo mais consistente – completa.

Apesar de falarem o mesmo idioma, os territórios mantêm distanciamento em vários aspectos e o festival quer estreitar os laços. – Um dos objetivos da nossa curadoria é chegar a esses países que não abrangemos até o momento. É complicado porque esses lugares têm bastante dificuldade em relação ao teatro, mas com trabalho e pesquisa conseguiremos chegar lá – explica.

Os responsáveis pelo trabalho já pensam em novos projetos e o objetivo é ocupar diferentes espaços. – Ao final desta edição, vamos iniciar uma nova curadoria e tentar presença em vários festivais espalhados por esses países para termos uma aproximação maior e, também, mais firmeza nas próximas edições do Yesu Luso – conclui Pedro Santos.

 
Protagonistas de "As Três Irmãs" (Foto: Divulgação)

No último fim de semana, o público tem ainda dois espetáculos disponíveis na programação: “As Três Irmãs - Making Of” (10/6, às 21h e 11/6, às 18h), do Grupo Teatrão (Portugal), e “Teorema do Silêncio” (9/6, às 21h30 e 10/6, às 19h30), do Grupo de Teatro do Centro Cultural Português do Mindelo (Cabo Verde), com ingressos de R$ 9 a R$ 30.

Além disso, no sábado (10) tem o bate-papo “Cena Lusófona” com Diaz Santana (Moçambique), Elmano Sancho (Portugal), João Branco (Cabo Verde) e José Teixeira (Angola); e domingo (11), o encontro “O Teatro Português e o Contexto Socioeconômico”, com Rui Vieira Nery, ambos gratuitos.

 

Comentários
Assista ao vídeo