Cultura - Teatro

O Empréstimo

7 de Junho de 2017

A comédia “O Empréstimo”, de Jordi Galceran, estreou dia 03 de março no Teatro Folha e tem no elenco os atores André Mattos e Leonardo Miggiorin, sob a direção de Isser Korik.

A peça traz situações hilárias que beiram o absurdo. Tudo acontece na sala do gerente de um banco, quando atende um homem desesperado em obter um empréstimo absolutamente necessário para seguir com sua vida. O possível cliente não tem garantias nem propriedades. Oferece apenas a sua palavra de honra para o banco, o que coloca o gerente em uma situação delicada.  O resultado desse conflito é um dinâmico e engraçado diálogo, que leva as personagens a um caminho inesperado, contagiando o espectador do início ao final do espetáculo.

Divulgação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O homem desconhecido usará todas sua possíveis cartadas para conseguir o empréstimo, cujas intenções nada ortodoxas levam o gerente ao desespero.

O texto “El Crédito é o famoso autor de “O Método Gronholm”, já encenado no Brasil com o ator Lázaro Ramos. O diretor Isser Korik dez que o texto “O Empréstimo” lhe chamou a atenção pela atualidade da história. A crise econômica no Brasil como em todo o mundo tornou comum a necessidade de, em algum momento, as pessoas solicitarem empréstimos a uma instituição financeira. Mas o que na peça surpreende é o argumento que o cliente encontra para convencer o gerente a conceder os recursos.

Isser Korik conta que a encenação dá total foco aos atores e ao texto. Temos um texto muito bem escrito e excelentes atores. Não há necessidade de muitos recursos de cenário ou qualquer efeito visual. O mais importante é desenvolver o jogo na atuação de André Mattos e Leonardo Miggiorin. Eles são atores de gerações diferentes e cada um carrega influencia diversas. Cada um tem seu estilo e por isso decidi trabalhar com este contraste, inclusive energético”, explica.

O ator André Mattos conta que se interessou pelo projeto imediatamente após a leitura do texto. “Gosto porque é comédia bastante contemporânea. O texto mostra o conflito entre o indivíduo e a instituição financeira. Antigamente a palavra era valorizada. Hoje a palavra não vale nada. Minha personagem não é o banqueiro, é um homem que tem o poder de tomar decisões. Mas ele está amarrado a uma série de regulamentos que determinam e limitam o seu poder!, comenta o ator que atualmente mora em Los Angeles e voltou ao Brasil especialmente para fazer “O empréstimo”; gravar Belaventura”, próxima novela da TV Record; e divulgar quatro longas-metragens: “O nome da Morte”, de Henrique Goldman; “Divórcio 190”, de Pedro Amorim; “Aconteceu na Quarta-feira”, de Domingos Oliveira; e “Ninguém Entra, Ninguém Sai”, de Hsu Chien.

Leonardo Miggiorin, que vive o cliente do banco, diz que encontra no texto todos os ingredientes para fazer uma comédia ágil e muito inteligente. “O início do texto apresenta uma situação engraçada. Depois a peça vai mostrando aspectos das personagens, como as diferenças sociais e o sentimento de impotência do indivíduo diante da força institucional. Todas as informações vão entrando na peça para valorizar ainda mais o efeito cômico”, diz.

 

Ficha Técnica

 

Texto – Jordi Galceran

Tradução e direção- Isser Lorik

Elenco- André Mattos e Leonardo Miggiorin

Cenografia e figurinos- Paula de Paoli

Cenotécnico- Wagner José de Almeida

Serralheria- Kalango

Trilha sonora composta- Jair Oliveira

Criação gráfica- Lab 212

Fotografia- João Caldas

Equipe Técnica- Jardim Cabine

Coordenação de produção- Izabel Gomez

Assistente de produção- Pedro Pó

Administração- - Izabel Gomez e Pedro Pó

Assistente de direção- Ian Soffredini e Mariana São João

Iluminação- Isser Korik

Realização- Conteúdo Teatral

 

SERVIÇO: O EMPRÉSTIMO

 

Local: Teatro Folha

Estreia: 03 de março de 2017

Temporada: 25 de junho de 2017

Apresentações: sexta-feira, às 21:30; sábado, às 20h e 22h; domingo, às 20h.

Ingresso: R$ 40,00 (setor 2) e R$ 60,00 (setor 1)

Duração: 80 minutos

Classificação etária: 14 anos

 

A jornalista e Colunista do Portal Cartão de Visita foi prestigiar a Peça e esteve com os atores para parabeniza-los pela bela apresentação.

A colunista Patricia Fernandes e Leonardo Miggiorin
Arquivo Pessoal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

André Mattos
Arquivo Pessoal

 




 

Comentários
Assista ao vídeo