Colunistas - Bem Estar e Saúde

Pessoas com enxaqueca têm maior propensão a desenvolver perda de audição

26 de Maio de 2017
 

Zumbidos, fonofobia e perda auditiva estão entre os problemas que podem ser desenvolvidos por quem sofre com enxaquecas, cerca de 15% da população brasileira

 

A OMS aponta que 15% da população brasileira sofre com enxaquecas. Estudo realizado pela Unifesp, em São Paulo, aponta que estas pessoas são mais propensas a ter problemas de audição. A enxaqueca afeta o cérebro causando déficit cognitivo, o que afeta a memória, a forma como as informações são processadas e a atenção auditiva.

Com os estudos, foi comprovado que a pessoa que sofre de enxaqueca ouve normalmente, mas está menos atenta às informações recebidas, uma vez que o processamento do cérebro fica mais lento. A fonoaudióloga Andréa Varalta Abrahão, diretora técnica da Direito de Ouvir, explica que as pessoas com enxaqueca são mais propensas a ter as emissões otoaústicas e a audiometria de tronco encefálico alteradas, que são indicações de problemas que podem levar a perda de audição.

Outros sintomas de disfunções auditivas também têm sido comuns em pessoas com enxaqueca, como a fonofobia, que é o medo de barulho ou de sons altos e zumbidos, que é a presença de um barulho similar a um apito nos ouvidos.

Em alguns casos a enxaqueca não é percebida pelas dores de cabeça, mas através de alguns sintomas auditivos, como audição abafada, sensação de ouvido cheio e zumbido no ouvido. Esses sintomas estão ligados à enxaqueca devido à disfunção do sistema vestibular. O sistema vestibular é o conjunto de órgãos localizados no ouvido interno que são responsáveis pelo equilíbrio do indivíduo, que é comumente conhecido como labirinto. Quando ocorre à disfunção deste sistema, pode ocasionar desequilíbrio, tontura e instabilidade.

Ao perceber alguns desses sintomas, é importante procurar um especialista e realizar o tratamento correto, evitando assim uma perda de audição precoce ou, até mesmo, o desdobramento de outros problemas.

Comentários
Assista ao vídeo