Cultura - Viagem

As maravilhas da Itália: Veneza está entre as regiões mais bonitas do País

25 de Maio de 2017
Crédito: Carolina Franco

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Veneza inspira muitos casais apaixonados, e os amantes da cultura e gastronomia italiana. A bela cidade é composta por 117 ilhotas, banhadas por pequenos canais. Tem paixão por pontes e arquitetura? Veneza pode ser um lugar mágico pra você, são mais de 400 pontes espalhadas por várias partes da cidade. Passear pela região traz aquela sensação de que estamos num filme, vivendo um eterno romance. Sozinho ou acompanhado, passear pelas pontes de Veneza, andar por suas históricas vielas, cruzar com as encantadoras e românticas gôndolas, sem dúvida, é uma experiência incrível e inesquecível.

Um pouco de história

A geografia em forma de labirinto de Veneza surgiu na época das invasões bárbaras, quando os povos do Vêneto e de regiões vizinhas eram forçados a fugir para qualquer lugar, incluindo as pequenas ilhas.

Passada a fase das invasões, novas comunidades se formaram e Veneza passou a ser destaque nos negócios comerciais. O bom e rápido crescimento econômico da cidade também favoreceu o desenvolvimento cultural e arquitetônico da região, que com o passar dos anos, se transformou em um perfeito museu ao ar livre, romântico e que atrai a visita de milhares de turistas diariamente.

Crédito: Carolina Franco

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Como andar por Veneza

A melhor forma de conhecer a cidade é andando a pé, passeando por suas ruelas e canais. O  transporte público, os famosos Vaporettos, uma espécie de ônibus-barco, pode ser uma boa opção para atravessar a cidade. A linha mais importante é a número 1, que percorre todo o Grand Canal.

Crédito: Carolina Franco

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O passeio de gôndola

Se você for à Veneza não pode deixar de passear de gôndola, o passeio não é muito barato, mas a experiência vale super a pena. Os gondoleiros italianos são super experientes, passeiam pelas melhores partes da cidade, contam boas histórias sobre a região e alguns mandam muito bem na cantoria. O passeio de gôndola é um daqueles momentos para se eternizar na memória.

É sempre bom procurar por profissionais credenciados, entre eles, os que ficam nos arredores da Ponte Rialto e da Piazza San Marco.

Crédito: Carolina Franco

Locais importantes para visitar

 

A cidade abriga grandes museus como o Accademia, o Ca’Rezzonico, o Peggy Guggenheim ou o Punta della Dogana. Sem dúvida, a região mais bonita fica ao redor da Piazza San Marco, com sua maravilhosa basílica, o farol-campanário e o Palazzo Ducale, o elegante edifício dos doges da República Veneziana.

A deliciosa ‘’cucina italiana’’

Você pode ser deliciar com as comidas mais simples da região ou ter aquela refeição inesquecível nos charmosos restaurantes italianos. Uma pizza, um delicioso risoto, uma bella bruschetta, aquela massa caprichada com frutos do mar, são tantas as delicias que fica difícil escolher. Além disso, os doces locais são outra experiência imperdível. Pelas ruas de Veneza é possível encontrar os saborosos sorvetes italianos, crepe com Nutella e o famoso torrone italiano, muitas vezes em versões gigantes. 

Crédito: Carolina Franco

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Gosta de vinho e bebidas mais frescas? Não deixe de experimentar o Bellini, uma bebida local, bem refrescante e saborosa.

Para finalizar um dia de passeio, um almoço ou jantar, vale a pena saborear o famoso café expresso italiano!

Diferente de outras regiões da Itália, Veneza oferece um ambiente um pouco mais acolhedor, mas tudo pode mudar durante o verão europeu e no período de férias.

Uma boa dica: ir à Veneza na baixa temporada pode tornar seu passeio pela cidade ainda melhor!

Crédito: Carolina Franco
Comentários
Assista ao vídeo