Colunistas - Bem Estar e Saúde

Semente de abóbora ajuda no controle da ansiedade e dá saciedade

25 de Maio de 2017
 

Alimento altamente nutritivo, funcional e pode ser consumido de diversas maneiras

As sementes de abóboras fornecem muitos benefícios para a saúde, apesar de não ser comum nas receitas. Esta semente é a principal fonte de fibra que auxilia no bom funcionamento do intestino e também no aumento da saciedade. Além disso, é fonte de vitamina E, antioxidante responsável pela prevenção de doenças cardiovasculares. A nutricionista comportamental, Patricia Cruz, afirma que devido à presença das fibras, elas podem auxiliar na redução de peso, ou seja, são muito bem vindas nos lanches intermediários.

A semente de abóbora é um vegetal originário da América do Norte e nem todas as pessoas a conhecem só de olhar. As sementes são achatadas e possuem coloração branca amarelada. “Ela é considerada uma boa fonte de proteína e óleo vegetal, seu óleo é rico em vitamina E, além disso, a semente apresenta também zinco, ferro e magnésio”, descreve Patrícia.

Opção de lanche saudável

A semente de abóbora pode ser considerada saudável quando assada e preparada com pouco ou nada de sal. Além de apresentar baixa caloria, uma colher de sopa da semente é equivalente a 50 calorias. “Não há uma quantidade pré-determinada de quanto consumir, tudo depende do total de calorias necessárias no dia”, explica a nutricionista.

Semente de abóbora na culinária

A semente é também considerada como um calmante natural já que melhora no humor e causa saciedade. “Inclua como um petisco na sua reeducação alimentar, acrescente nas saladas de folhas frescas, no iogurte ou salpique por cima do arroz na hora de servir”, indica Patrícia Cruz, como forma de usar no dia a dia. Outra opção é fazer um mix de frutas secas, oleaginosas e sementes de abóbora.

 

Comentários
Assista ao vídeo