Colunistas - Bem Estar e Saúde

Cirurgião-dentista explica como funcionam as lentes de contato dental

20 de Maio de 2017
Foto: MF Press Global
O cirurgião-dentista Dr. Ronaldo Figueira, que possui graduação em odontologia pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e atua como especialista em Ortodontia, Radiologia Odontológica e Imaginologia e Dentística, explica como funcionam as lentes de contato dental que conquistaram diversos famosos e virou febre. O acessório específico colocado nos dentes pelo dentista que ajuda a corrigir a cor e o formato dos dentes já é utilizado por artistas como as atrizes Grazi Massafera e Flavia Alessandra, e pela apresentadora Ana Maria Braga.
 
“As lentes de contato dental são lâminas finas feitas com cerâmica, que cimentadas sobre a estrutura dos dentes corrigem a cor e a forma dos dentes. São feitas, geralmente, com pouco desgaste dental e indicadas com a finalidade estética de melhorar a aparência do sorriso. Para fazer, a mordida precisa ser estável e balanceada. No entanto, há também indicações para o procedimento com a finalidade funcional, já que a colocação das placas devolve guias anteriores e laterais da mordida”, detalha o cirurgião-dentista da Clínica Saúde Oral, localizada no Rio de Janeiro.
 
“As contraindicações aparecem nos casos de pacientes com bruxismo (hábito de cerrar os dentes durante o sono) e que não utilizem uma placa protetora. Pacientes com padrão oclusal limítrofes não podem receber a lente de porcelana”, completa o Dr. Ronaldo Figueira.
 
“O valor do procedimento varia dependendo do local, de cada profissional e de qual materiais são utilizados, mas pode custar entre R$ 2 a R$ 4 mil por dente. O tratamento quando bem feito e sempre seguindo as indicações de um profissional responsável, realizando as visitas de manutenção podem durar ate 10 anos”, finaliza o especialista.
Comentários
Assista ao vídeo