Colaboradores - Lica Gimenes

De auxiliar de Lava Rápido à indicação de CEO do ano.

7 de Maio de 2017

A busca por novos conhecimentos e a determinação em aprender um segundo idioma foram essenciais para que o administrador Carlos Ferri, na época com 27 anos, abandonasse o salário fixo e um emprego formal no Brasil rumo à Austrália, para um intercâmbio com duração de seis meses, a princípio. “Tive um apoio familiar muito forte, e isso fez diferença nos momentos em que pensei em desistir. E não foram poucos”, lembra. O que ele não imaginava é que, além da bagagem de vida, a experiência traria uma verdadeira transformação profissional, que o levou ao topo de uma das maiores holdings do País atualmente, o Grupo Zapala.

Carlos Ferri na Sede da Zapala Corp em Sydney Austrália

Assim que chegou à Austrália, Ferri conta que, apesar de satisfeito com o que estava vivendo, passava a maior parte dos dias pensando em como conseguiria um emprego, já que precisava se manter e sua fluência no idioma ainda era fraca. “Fui trabalhar em um lava rápido e acredito que não vou me esquecer desse dia. Não entendia nada do que meu chefe falava, era desesperador. Mas continuei estudando, me esforçando. Até que saí de lá e fui trabalhar como bartender. Nessa época, já estava um pouco mais confortável com relação à comunicação”, diz.

Aos poucos, Ferri começou a perceber que era possível guardar parte do seu salário para investir. “Eu passei a prestar muita atenção em como tudo funcionava por lá, tentando enxergar as oportunidades. A logística era um segmento ainda muito carente, e havia espaço para oferecer melhorias. Então, juntei dinheiro e comprei um caminhão para fazer entregas”, afirma.

A partir daí, ele começou a pensar na possibilidade de imigração. “Foquei ainda mais no estudo do idioma, e também em estudar uma das profissões que tinham muita demanda pelo governo australiano”, explica. As entregas iam bem e ele aproveitou para adquirir mais três caminhões e fazer cursos na área de Tecnologia da Informação, a fim de se qualificar ainda mais e pensar na criação de um Sistema integrado para facilitar o processo logístico. Foi aí que nasceram a Zapala Services e a Zapala Go. “Percebi que as grandes empresas de transporte internacional tinham depósitos ineficientes, e então criei a Zapala Services, que prestaria serviços especializados em administrar o depósito dessas empresas”, pontua. Mas não parou por aí. Ele também desenvolveu um software para modernizar esse segmento e ajudar sua própria empresa, nascendo então a Zapala Go.

Hoje, aos 35 anos, Ferri mora em Sydnei, na Austrália,onde fica a sede do Grupo. Em 2015, Ferri foi indicado a executivo do ano pela CEO Magazine na categoria startup. As habilidades que o levaram a essas conquistas se devem em grande parte, segundo ele, à mudança de paradigmas e à transformação pessoal trazida pela experiência como intercambista. Devido a essa paixão, o empresário decidiu investir em um novo segmento: uma franquia de agências de intercâmbio, a World Study. A novidade chegou em Ribeirão Preto e se estende a Campinas e São José dosCampos em 2017, junto a um programa de palestras itinerantes nomeado de Experiências pelo Mundo, que pretende passar por diversas cidades oferecendo bate papos e dicas para quem busca  vivenciar uma nova cultura. “Me coloco à disposição para falar da minha história, mostrar os altos e baixos e motivar quem tem esse sonho”, diz. “Se pudesse dar uma dica, seria: Tenha foco no aprendizado da língua, tenha a mente aberta para aprender e abandone o "eu" antigo, pois no intercâmbio você conhecerá uma nova pessoa que estava dentro de você e você nem sabia. Eu sou um exemplo vivo disso”, finaliza.

Carlos Ferri Palestrando a convite do Road Show Experiências Pelo Mundo 2017 - Brasil na USP Ribeirão Preto (crédito Hugo Battaglion)
Alunos se inscrevendo para Palestra na USP em Ribeirão Preto (crédito Hugo Battaglion)

 

Auditório do Bloco Didático de Medicina USP em Ribeirão Preto.(crédito Hugo Battaglion)

 

 

Comentários
Assista ao vídeo