Colaboradores - Lica Gimenes

Startup mapeia presença e comportamento do consumidor em supermercados

7 de Maio de 2017

A FishTank, startup acelerada pelo SEVNA Seed dentro do SUPERA Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, está presente na APAS Show 2017, dentro do estande da Consico (pavilhão Branco, estande 441), mostrando sua tecnologia inédita para a coleta e análise de informações sobre o comportamento dos consumidores supermercados.

Pequenos e poderosos, os Sharks cabem na palma de mão e utilizam sinais de wi-fi para monitorar o comportamento dos consumidores na loja 

A tecnologia da FishTank mapeia com precisão a experiência de clientes e sua localização em ambientes comerciais por meio dos sinais da antena de wi-fi de celulares. Com isso, a ferramenta oferece informações relevantes aos gestores que atuam nas áreas de operações, marketing e vendas, incluindo tempo de permanência, taxa de retorno, quantidade de novas visitas, fluxo de passantes, hotzones e muito mais.

Durante a feira os visitantes poderão observar como funciona o monitoramento do fluxo de clientes observando o fluxo em tempo real e o histórico de movimentação de pessoas no próprio estande da Consico, empresa que realizou um aporte na empresa em 2016. “É uma tecnologia simples, barata e invisível aos olhos do cliente”, afirma Fernando Machado, fundador da FishTank. “É importante destacar que o sistema não fere a privacidade do usuário do aparelho já que utiliza o sinal público de wi-fi e não acessa seus dados pessoais”, destaca o co-founder da startup, Rodrigo de Almeida.

Equipe da FishTank, startup que está levando aos supermercados as estatísticas do varejo online 

Piloto - A tecnologia está sendo testada em um supermercado com cerca de 2 mil metros quadrados de área de vendas, em Ribeirão Preto. De forma inédita, o sistema está mapeando o fluxo e o comportamento de clientes dentro da loja. Para isso, foram instalados 35 sharks, como são chamados os diminutos equipamentos de monitoramento que cabem na palma da mão.

Sobre o SEVNA Seed
O SEVNA Seed é a aceleradora de startups mantida pelo Instituto SEVNA, com sede no Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto (SP). Fundado em 2011 por 10 empresários bem-sucedidos da área de tecnologia da informação, o instituto agrega a experiência destes empreendedores na consolidação de negócios que são exemplos de como vencer através de ideia inovadora, competência e capacidade de execução. Atualmente, o SEVNA Seed reúne um portfólio de 9 startups avaliadas em R$ 22,7 milhões.

Sobre a Consinco
Fundada em 1990, a Consinco é líder no fornecimento de sistemas de gestão corporativa para as maiores empresas de varejo, atacado e distribuição do País. Atualmente, seus sistemas rodam em mais de 2.600 pontos de venda e são operados por cerca de 45 mil usuários. A empresa está presente em 35% dos maiores varejistas e 30% dos maiores atacadistas do País, segundo os rankings de 2016 da ABRAS (Associação Brasileira dos Supermercados) e da ABAD (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores).

Comentários
Assista ao vídeo