Colunistas - Rodolfo Bonventti

A obra de Shakespeare adaptada por Sérgio Jockyman virou uma roda de fogo

3 de Maio de 2017

Depois de se basear em William Shakespeare para escrever a engraçada “O Machão”, Sérgio Jockyman voltava as telas da TV Tupi agora com um drama, “Roda de Fogo”, uma história que tinha como referência o clássico “Rei Lear” do famoso autor britânico.

 

Lear aqui era vivido por Oswaldo Loureiro, que brilhantemente viveu o poderoso e egoísta dono de uma empresa jornalística, viúvo e com três filhas que lutam entre si pelo poder de comandar os negócios do pai.

 

As três filhas eram vividas por grandes estrelas da TV Tupi: Eva Wilma era Gil, a filha mais velha e a mais maquiavélica; Maria Estela vivia Jane, a mais fútil e interesseira no dinheiro e na herança do pai; e Kate Hansen interpretava Délia, a caçula e a única a abrir mão dos seus direitos por ser muito desiludida com o pai.

 

A história com algum suspense e cenas muito bem dirigidas por Atílio Riccó e Henrique Martins, surpreendeu o telespectador do horário das 20 horas na TV Tupi. Só que a concorrência com a TV Globo no horário estava muito acirrada e a novela não deslanchou como a emissora paulista queria.

 

Com dois meses no ar e a audiência abaixo do esperado, o autor foi substituído por Wálter Negrão que deu um ar mais policial para a trama, com a morte no mesmo capítulo dos personagens de Oswaldo Loureiro e Eva Wilma.

 

Roda de Fogo” se destacou pelo grande elenco reunido, capaz de tirar da TV Globo o galã Cláudio Marzo, que viveu o advogado Jacques, que acaba tendo um caso com a filha mais nova de Lear, Délia.

 

A novela também marcou a estréia na TV de grandes atores como Marcos Caruso, até então conhecido apenas no teatro, e que aqui vivia um jornalista da empresa de Lear; Cristina Mullins, Carlo Briani, Miguel Ramos e Víctor Branco.

 

No grande elenco também estavam veteranos da TV como Othon Bastos, Geraldo Del Rey, Sadi Cabral, Fulvio Stefanini, Rolando Boldrin, Annamaria Dias, Liana Duval, Francisco Milani, Renato Borghi, Riva Nimitz, Serafim Gonzalez, Silvio Rocha, Karin Rodrigues, Sérgio Galvão e Sebastião Campos.

 

A novela estreou em 1º de maio de 1978 e ficou quase seis meses no ar, terminando no final de outubro do mesmo ano e sendo substituída por mais um original de Ivani Ribeiro, que foi o sucesso “Aritana”.

Foto 1 - A abertura da novela qu estreou na TV Tupi em 1978

Foto 2 - A história era baseada em "Rei Lear" de William Shakespeare

Foto 3 - Oswaldo Loureiro em um brilhante desempenho como o poderoso Lear

Foto 4 - Eva Wilma vivia Gil, a mais velha e mais maquiavélica fiha de Lear

Foto 5 - Cena de "Roda de Fogo" com Maria Estela, Geraldo Del Rey e Eva Wilma

Foto 6 -  Kate Hansen era Délia, a mais nova e menos interesseira filha de Lear

Foto 7 -  Eva Wilma e Othon Bastos em cena da novela de Sérgio Jockyman

Foto 8 -  Cláudio Marzo deixou as novelas da Globo para viver o advogado Jacques

 

      

Comentários
Assista ao vídeo