Colunistas - Rodolfo Bonventti

O ideal hippie na vida de 4 jovens era o tema de Ciranda, Cirandinha

3 de Maio de 2017

 

Daniel Filho trouxe para a TV Globo, em abril de 1978, um dos maiores sucessos da emissora naquela década, a série “Ciranda, Cirandinha”, uma criação de Paulo Mendes Campos.

 

Para contar a história de quatro amigos que resolviam dividir um apartamento no final dos anos 70, todos adeptos da filosofia hippie, mas que aos poucos percebiam que para viver precisam encarar uma nova realidade, Daniel Filho reuniu dois jovens atores que estavam no auge de suas carreiras: Fábio Junior e Lucélia Santos, trouxe a então revelação Jorge Fernando e uma atriz que fazia muito sucesso no cinema: Denise Bandeira.

 

Eles viviam Hélio, um jovem músico que sonha em ser cantor de rock; Tatiana, que sai de casa em busca de independência; Reinaldo, um jovem mimado da classe média alta e Susana, aluna de Psicologia e a mais culta dos quatro, e fizeram na época muito sucesso junto ao público, embora a série fosse exibida às 22h30, bem como conquistaram a crítica e levaram vários prêmios especializados.

 

A idéia da série surgiu após um episódio apresentado no programa “Caso Especial”, que teve Fábio Junior como o ator principal, e marcou também a estréia na televisão de Lauro Corona, que participou de alguns episódios e logo depois se transformaria em um dos principais galãs da emissora.

 

A emissora investiu bastante em “Ciranda, Cirandinha” e convidou seus grandes nomes da teledramaturgia para participarem dos vários episódios. Entre os muitos que passaram por lá estavam Raul Cortez, Louise Cardoso, Zezé Motta, Cecil Thiré, Eduardo Tornaghi, Lídia Brondi, Joana Fomm, Natália do Valle e Marcos Paulo.      

 

Foto 1 -  O logo da série que estreou com muito sucesso em abril de 1978

Foto 2 -  Lucélia Santos era a jovem Tatiana e Fábio Junior, o músico Hélio

Foto 3 -  Fabio Junior, Lucelia Santos, Denise Bandeira e Jorge Fernando na série

Foto 4 -  Lucélia Santos e Denise Bandeira, que vivia a aluna de Psicologia, Susana

Foto 5 -  Jorge Fernando era Reinaldo, um jovem mimado da classe média alta

Foto 6 -  Fábio Junior tinha vários numeros musicais, neste com Zezé Motta

Foto 7 -  O quarteto central de "Ciranda, Cirandinha" um acerto do diretor Daniel Filho

 

 

Comentários
Assista ao vídeo