Notícias - Televisão

Osesp e Orquestra do Festival de Lucerna se apresentam no Clássicos deste final de semana

20 de Julho de 2013

O programa Clássicos, da TV Cultura, apresenta dois concertos neste final de semana. No sábado (20/7), às 21h45, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) toca Mendelssohn, Mozart e Schubert . A regência é de John Nelson, com Joel Gisiger, no oboé; Ovanir Buosi, no clarinete; Dante Yenque, na trompa; e José Arion Linarez, no  fagote. O concerto é da temporada 2013 da Osesp.

Em 1829, durante uma viagem à Escócia, Mendelssohn faz um passeio que o deixa bastante impressionado: ele visita a Gruta de Fingal, uma caverna marítima localizada no arquipélago das Hébridas. De suas impressões e memórias nasce, no ano seguinte, a abertura sinfônica A Gruta de Fingal. É com essa peça que a Osesp abre o concerto. 

A seguir temos a Sinfonia Concertante em Mi Bemol Maior, de Mozart. Esse tipo de obra, “concertante”, costumava ser escrito para orquestra e para um grupo de solistas pertencente ao próprio conjunto. Aqui, os solos ficam com quatro instrumentos de sopro: oboé, clarinete, trompa e fagote.

A segunda parte do programa é dedicada a Schubert. Compositor do início da era romântica, ele teve uma breve, porém prolífica carreira, deixando obras-primas em quase todos os gêneros que escreveu. Sua sinfonia nº 9, também conhecida como “A Grande”, foi a última que deixou completa. 

John Nelson é americano e estudou na prestigiada Juilliard School, em Nova Iorque. Seu reconhecimento veio através de obras românticas e barrocas. Já conduziu as principais orquestras mundiais e hoje, além das apresentações, mantém uma organização que incentiva a música sacra em cidades onde esta não é conhecida.

Programa:

F. Mendelssohn - A Gruta de Fingal, Op.26

W.A. Mozart - Sinfonia Concertante em Mi Bemol Maior, KV 297B

F. Schubert - Sinfonia em Dó Maior, D 944 – A Grande

No domingo (21), às 11h45, a atração do programa é a Orquestra do Festival de Lucerna, sob regência de Claudio Abbado, tendo como solista a soprano Christine Schäfer. A cantora alemã, aluna de Dietrich Fischer-Dieskau e que se apresenta nos maiores palcos do mundo, demonstra toda sua arte nesse concerto, no qual interpreta árias de Mozart.

Completa o programa a Sinfonia n. 35 de Mozart, “Haffner”, primeira que ele compôs em Viena.

Nascido em Milão, Abbado é um dos maiores maestros da atualidade. Já conduziu a Filarmônica de Viena e as Sinfônicas de Londres e Chicago, onde era maestro convidado. Também é o fundador da Filarmônica Della Scala.

 

Comentários
Assista ao vídeo