Cultura - Teatro

Projeto Ocupação Conexão Dança Ceará/Rio de Janeiro

30 de Abril de 2017

Teatro Cacilda Becker recebe, de 3 a 14 de maio, apresentações, oficinas, palestras e debates sobre dança


A Associação Dança Cariri, em parceria com a Funarte, traz para a Cidade Maravilhosa, de 3 a 14 de maio, o Projeto de Ocupação Conexão Dança Ceará/Rio de Janeiro. A programação, que acontece no Teatro Cacilda Becker, no bairro do Catete, contará com oficinas, palestras e debates completamente gratuitos, além de espetáculos a preços populares, sempre tendo em foco a democratização da dança e fomentar o crescimento de apreciadores desta arte e o desenvolvimento da técnica/poética dos artistas que participarem das outras atividades.

 

Alysson Amâncio, idealizador do projeto, conta que o Rio de Janeiro mantém uma relação estreita com a dança cearense desde os anos de 1970, quando os bailarinos e coreógrafos Dennis Gray e Jane Blauth mudaram-se do Rio para Fortaleza e implantaram a Escola de Dança do SESI. “Muitos bailarinos do Ceará mudaram para o Rio em busca de uma formação mais aprimorada, bem como muitos professores e grupos cariocas estiveram pelo Ceará para ministrar oficinas e realizar espetáculos”.

 

- Na região do Cariri, este intercâmbio tem se oportunizado através de ações promovidas principalmente pela Associação Dança Cariri por meio da Semana Dança Cariri e outras atividades formativas – revela Alysson.

 

Entre os artistas convidados, do Ceará e do Rio de Janeiro, estão Andrea Dal Castel (CE), Cia Alysson Amancio (CE), Cia Dita (CE), Cia da Ideia (RJ), Giselda Fernandes (RJ), Marcio Cunha Dança Contemporânea (RJ), Paola Braga (RJ), Patricia Riess (RJ), Fauller (CE), Wilemara Barros (CE), Edney D Conti (RJ).

 

- É uma oportunidade de artistas cearenses se apresentarem num teatro carioca, estreitar os laços dos mesmos com os artistas cariocas que também estão inseridos na programação e principalmente oportunizar que o público carioca tenha acesso a artistas desses dois estados – ressalta.

 

Programação

Dia 03/05/2017 (quarta-feira)

 

11h Oficina de Balé Clássico

20h Espetáculo Delicadeza - Cia da Ideia (RJ)

Dia 04/05/2017 (quinta-feira)

 

16h Oficina de Dinâmica Muscular com Giselda Fernandes (RJ)

20h Espetáculo Delicadeza - Cia da Ideia(RJ)

Dia 05/05/2017 (sexta-feira)

20h Espetáculo SOBRE CISNES com Giselda Fernandes

Dia 06/05/2017 (sábado)

20h Espetáculo SOBRE CISNES com Giselda Fernandes

Dia 07/05/2017 (Domingo)

19h Espetáculo ‘O CEU DE BASQUIAT’ - Marcio Cunha Cia de Dança

Dia 10/05/2017 (quarta)

20h Espetáculo Mulata – Cia Dita (CE)

Dia 11/05/2017 (quinta)

11h Oficina de Balé Clássico

20h Espetáculo Mulata – Cia Dita (CE)

Dia 12/05/2017 (sexta)

20h Espetáculo Mulata – Cia Dita (CE)

Dia 13/05/2017 (sábado)

13h Aula de Dança Contemporânea com Edney D Conti (RJ)

20h Espetáculo MANGA COM LEITE – Cia Alysson Amancio (CE)

Dia 14/05/2017 (domingo)

16h Debate Conexões da dança no Brasil: políticas e micropolíticas de circulação. Convidados Fabiano Carneiro (RJ) Alysson Amancio (CE) Fauller (CE) Renata Costa (RJ/SP) Wilemara Barros (CE) Fauller (CE)

Sueli Guerra (RJ) Giselda Fernandes (RJ)

 

19h Espetáculo MANGA COM LEITE – Cia Alysson Amancio (CE)

20h Coquetel de Encerramento da Ocupação

 
Comentários
Assista ao vídeo