Cultura -

Gal Oppido fala sobre curso que envolve moda e fotografia em São Paulo

28 de Abril de 2017
 
Gal Oppido em estúdio de criação (Foto: Marcos Martins)

No último dia 20, a Oficina Cultural Oswald de Andrade deu início ao curso “Figurações do Tempo: relações entre Moda e Imagem”, coordenado por Brunno Almeida Maia (escritor e pesquisador em filosofia pela UNIFESP), Eduardo Laurino (chapeleiro) e Gal Oppido (fotógrafo e arquiteto). A atividade gratuita, que vai até o dia 6 de julho, nas terças e quintas-feiras, das 18h30 às 21h30, inaugura uma nova fase da pesquisa do projeto “A Literatura e a Moda”, na qual o foco será a linguagem não verbal.

Com passagem pela revista Vogue Brasil (1990-2000) e cursos no Museu de Arte Moderna de São Paulo desde 2001, Gal Oppido fala sobre a colaboração no projeto. "O Brunno me convidou porque tenho experiência com ensaios de moda e ele pensa no caso da roupa como qualquer elemento que adere ao corpo para criar algum significado. Pode ser um chapéu, uma pedra...", conta o docente responsável pela disciplina “Linguagem Visual” junto com Eduardo Laurino.

 

Brunno, Laurino e Oppido

(Foto: Divulgação)

"A representação das pessoas e suas vestes vem, praticamente, desde que o homem começa a fazer os desenhos rupestres. Notamos as peles de animais cobrindo o corpo, descrições egípcias e objetos que constroem o espaço. Hoje temos uma capacidade muito grande de registro e condições de expandir as visões através de várias mídias e projetos", explica o paulistano que já teve exposições como “Antífona”, no Museu Afro Brasil, e “São Paulo Mon Amour”, na Maison de Mettalos, em Paris, na França.

O curso aborda teoricamente as diferentes concepções de imagem, de corpo, de belo e beleza na cultura ocidental, partindo da Antiguidade Clássica (Grécia e Roma), passando pela Idade Média, Renascimento e Modernidade até o contemporâneo. "O objetivo é juntar três visões: a de uma pessoa ligada ao pensamento e de duas ligadas ao fazer, ao concretizar esse elemento. E que essa experiência resulte em algo concreto, aproximando a visão acadêmica do fazer cotidiano", finaliza Oppido.

A partir de “História do Pensamento e Filosofia de Moda”, matéria ministrada por Almeida Maia, os participantes produzirão ensaios visuais inspirados nos textos e nas discussões realizadas em sala de aula, com orientação de Laurino e Oppido. Mais informações: oficinasculturais.org.br.

Comentários
Assista ao vídeo