Colunistas - Bem Estar e Saúde

A população está preparada para envelhecer?

24 de Abril de 2017
 

Segundo a OMS, um terço das pessoas acima de 65 anos e metade dos que possuem acima de 75 anos possuem deficiência auditiva. A Direito de Ouvir, rede de clinicas especializada em reabilitação auditiva, mostra alguns passos para chegar à velhice ouvindo bem

 

Atualmente o Brasil contabiliza quase 3,5 milhões de pessoas com mais de 80 anos e, de acordo com o IBGE, o número de idosos com 80 anos ou mais pode  ultrapassar mais de 19 milhões em 2060. Uma realidade nesta fase da vida é que as funções motoras, cognitivas, a visão e a audição não são mais as mesmas, por isso é muito comum idosos serem acometidos por perda de auditiva, conhecida como presbiacusia. 

Apesar de a perda auditiva ser uma consequência natural do envelhecimento, quem sofre com a doença pode desenvolver a depressão e o isolamento social. A professora de canto e piano, Marilene Machado, 79 anos, perdeu parte da audição depois de uma pneumonia.  “Não conseguia ouvir os CDs de música clássica e era difícil saber, por exemplo, se o aluno estava afinado”, conta. Com o problema, Marilene foi pega pelo desânimo e deixou de sair de casa. 

Depois de anos, ela buscou tratamento e hoje usa um aparelho auditivo com recursos para adaptar a audição. “Agora ganhei de volta o prazer de tocar e de retomar o convívio com meus amigos. Vou à festas, saraus e não me isolo mais”, finaliza.

Já o aposentado Jobson Costa, 81 anos, demorou para admitir que tinha problemas de audição.  “Passei muito tempo deixando de lado o problema por preconceito mesmo. Cheguei até a ir ao teatro, via as pessoas dando risada e tinha que pedir pra alguém explicar a piada porque não tinha escutado nada.  Buzina de carro então....não ouvia de jeito nenhum”, relata.

Atualmente Jobson usa um aparelho auditivo e diz estar preparado pra viver pelo menos mais dez anos com ele.  “Isso mudou a minha vida, ouvir bem não tem preço”.

Pra toda vida

Assim como todo ano é necessário fazer o check-up do coração ou ir ao ginecologista, a fonoaudióloga Andrea afirma que o mesmo vale para o exame de audiometria, que avalia como está a audição. Este hábito deve ser anual a partir dos 60 anos. “Se a pessoa já tiver casos de surdez na família, esse controle deve ser feito a cada seis meses”, afirma.

De acordo com a especialista, fazer atividade física e comer bem são hábitos importantes na manutenção da saúde auditiva ao longo do tempo. “Estudos conduzidos em países desenvolvidos mostram taxas de proteção contra perda auditiva em populações que fazem uma maior ingestão de peixe, ácidos graxos de cadeia longa, ácido fólico, betacaroteno e vitaminas A, E e C”, explica.

E os hábitos que fazem mal?

A perda auditiva é algo natural na velhice, mas apostar em alguns hábitos saudáveis é importante para protelar o problema ou mesmo evitá-lo:

Cutucar o ouvido – “É muito comum  as pessoas cutucarem o ouvido com objetos pontiagudos, como grampos e tampas de caneta para aliviar aquela coceirinha”, conta a fonoaudióloga. Segundo ela, o ato pode causar danos ao conduto  auditivo e até mesmo romper a membrana timpânica.

Música alta -  Segundo Andrea, o volume alto do fone de ouvido ou até mesmo no carro ou em casa pode afetar as células auditivas de maneira irreversível. A principal orientação é: Reduzir o volume! Utilize apenas a metade do volume máximo e a cada hora de uso, faça pausas para descansar a audição.

Comentários
Assista ao vídeo