Cultura - Cinema

III Festival Cultural - Cinema homenageia Marcelo Grassmann com programação especial

17 de Julho de 2013

Nascido em São Simão, Grassmann ganhou projeção nacional e internacional por suas obras. Imagens medievais, elementos fantásticos, figuras líricas e criaturas metade homem, metade animal faziam parte de suas gravuras e imagens. Suas obras estão expostas nos principais museus e galerias do Brasil e do exterior, como a Pinacoteca do Estado de São Paulo, o museu MoMA, de Nova York, e aBibliothèque Nationale, de Paris, entre outros.  

A programação especial do Festival de Cinema inclui uma visita guiada a Casa de Cultura Marcelo Grassmann e a oficina gratuita Iniciação à Gravura e Relevo. A Casa, localizada no centro do município, na Rua Adolfo Miranda, foi construída em 1905 e é o ultimo exemplar da arquitetura alemã na cidade. Nela, Grassmann nasceu e passou parte de sua vida. O local abriga 21 obras doadas pelo próprio artista e funciona como um ambiente de exposições e atividades culturais. A Casa também está inserida na Rota da Hospitalidade e Arte, que é formada pelos maiores artistas plásticos da região, que inclui Portinari e Vaccarini.

A família de Grassmann teve forte influência na formação cultural de São Simão e, por essa ligação, é do artista plástico a gravura de um olho que se tornou a marca do Festival Cultural - Cinema.

 A visita guiada será realizada das 9h às 17h, entre os dias 5 e 11 de agosto. Para as visitas em grupos, é necessário agendamento pelo email contato@origemproducoes.com.br.

Já na oficina Iniciação à Gravura e Relevo, voltada para maiores de 15 anos, os participantes terão orientação teórica e, principalmente, prática da gravura em relevo, enfatizando a xilogravura e a linóleogravura como meio de expressão e experimentação no campo das artes visuais. Coordenada por João Augusto Pereira, as aulas acontecerão de 5 a 9 de agosto, das 14h às 17h, sendo 15horas de oficina, na Casa de Cultura Marcelo Grassmann. Interessados também devem se inscrever pelo email contato@origemproducoes.com.br ou pelo telefone (16) 3623 8012.

O III Festival Cultural - Cinema tem gestão da Origem Produções, patrocínio da Viralcool e apoio do SOS Cultura, produtora Gullane e Secretaria do Estado da Cultura de São Paulo através do ProAC (Programa de Ação Cultural). A Prefeitura de São Simão é parceira do projeto.

Serviço:

Visita guiada à Casa de Cultura Marcelo Grassmann

Data: de 5 a 11 de agosto

Horário: das 9h às 17h

Local: Casa de Cultura Marcelo Grassmann

Oficina Iniciação à Gravura e Relevo

Data: de 5 a 9 de agosto

Horário: das 14h às 17h

Local: Casa de Cultura Marcelo Grassmann

III Festival Cultural - Cinema

Data: 5 a 11 de agosto de 2013
Local: Theatro Carlos Gomes /São Simão/SP

www.festivalcultural.com

 

 

Comentários
Assista ao vídeo