Colunistas - Bem Estar e Saúde

Hérnia de disco X Quiropraxia

13 de Abril de 2017
 

Existem pesquisas que mostram que entre 70 e 80% dos adultos têm hérnia de disco e não sabem até o momento que ocorre a “trava” articular. A pessoa não consegue mais ficar ereta, muitas vezes adquire uma posição antálgica, onde o tronco entorta para frente ou para um dos lados. Os movimentos ficam limitados, acompanhados de muita dor, dificuldade para achar uma posição confortável, tanto em pé, sentado e/ou deitado.

A hérnia de disco é mais comum na região cervical, principalmente nos segmentos c5-c6 ou c6-c7 e na região lombar principalmente nos segmentos L4-L5 ou L5-S1. As vértebras lombares são maiores por natureza justamente por receberem todo impacto vindo da coluna. A hérnia de disco acontece quando o disco intervertebral é comprimido ou esmagado. Esse disco tem a função de amortecer o impacto e dar movimento para a coluna, quando ele é lesionado, algumas alterações podem ocorrer, como o pinçamento dos nervos ou alterações causadas pela compressão da medula óssea. Os sinais e sintomas mais comuns são: dor local, torcicolo, dor de cabeça, inflamação dos músculos, alteração postural, irradiação, dormência e formigamento nos braços mãos, pernas e pés, perda de força, câimbras e dificuldade para dormir.

Segundo dados da Previdência Social, dores lombares são a maior causa de absenteísmo (falta no trabalho) dos brasileiros. Somente no primeiro trimestre de 2016 foram mais de 24 mil afastamentos, em média, 269 trabalhadores afastados por dia por causa de problemas na coluna. Esse número só comprova os dados de um estudo feito no Brasil com 180 mil usuários de plano de saúde, que mostrou que os recursos financeiros aplicados no tratamento de dores nas costas e problemas de coluna superam os custos destinados ao tratamento de doenças graves como o câncer, Alzheimer e doenças cardíacas.

A quiropraxia se mostra muito eficaz no tratamento de lesões na coluna vertebral e principalmente, no tratamento de protusões e hérnia de disco. A quiropraxia trata e reabilita disfunções do sistema neuro músculo esquelético, causadas por rotações excessivas das vértebras (subluxação) que causam interferência no sistema nervoso central. São usadas técnicas de manipulação articular para devolver os movimentos perdidos e restaurar a comunicação entre o corpo e o cérebro, juntamente com técnicas musculares de reabilitação. Não faz uso de medicamentos e procedimentos invasivos. 

O ajuste quiroprático retira a pressão de cima do disco herniado, aumentando a inervação e o fluxo do liquido sinovial, que irá lubrificar o local. Existem diversos tipos de hérnias, as mais comuns são: protusão, extrusão e sequestrada. As lesões dos discos são permanentes, mas não significa que a pessoa que tem, vai sentir dor para o resto da vida, o corpo se adapta às disfunções do organismo. Essa lesão não ocorre da noite para o dia, a não ser que tenha ocorrido um fator traumático como quedas ou acidente de carro (impacto). O processo é degenerativo e pode levar anos para a pessoa descobrir que tem hérnia de disco, o corpo se adapta e quando ele está mais vulnerável a lesões (ex: sedentarismo, fraqueza), os sintomas podem começar a aparecer.

A quiropraxia é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e é uma das formas mais eficazes de combater dores e desconfortos, além de ser a grande aliada dos atletas, já que ajuda a prevenir lesões, aprimorar o desempenho e manter o funcionamento ideal do organismo. Devido ao alto potencial preventivo da quiropraxia, é recomendada para todas as idades, de recém-nascidos a idosos. É muito indicada, sobretudo, para as pessoas que ainda não sentem dores constantes, mas permanecem várias horas sentadas ou em pé, em geral com uma postura incorreta, aos que fazem movimentos repetitivos e/ou carregam excesso de peso diariamente.

 

 

Por: Suélen Sgorla – Quiropraxista - Osteopata

Comentários
Assista ao vídeo