Colunistas - Bem Estar e Saúde

Ovos de chocolate: consuma com moderação

13 de Abril de 2017
 

Apesar da tradição e do clima festivo da data, é preciso moderação na hora de consumir os ovos de Páscoa. Os pais devem ter atenção com as crianças, que são as que mais ganham esses produtos e ficam ansiosas para devorá-los rapidamente.

Obesos, diabéticos e pessoas com níveis elevados de gordura no sangue precisam ter bom senso, pois o chocolate é altamente calórico por conter açúcar e gordura vegetal.

De acordo com a nutróloga Dra. Ana Valéria Ramirez, apesar de toda a fama, o chocolate não está na lista de maiores vilões da saúde. “Se consumido com moderação, ele pode até trazer benefícios para o organismo. O desafio é resistir à oferta abundante do doce durante a Páscoa”, afirma a especialista.

Para quem quer se deliciar na Páscoa sem cometer exageros, o chocolate amargo é o mais indicado. “Ele é rico em flavonoides, que atuam como antioxidantes e podem auxiliar na redução dos riscos de doenças cardiovasculares. Em média, o chocolate amargo possui o triplo de antioxidantes do que o chocolate ao leite”, revela.

O chocolate ainda é rico em proteínas e fonte de minerais como ferro, cálcio, magnésio, potássio e fósforo, além de vitaminas do complexo B.

As opções diet e light podem parecer boas opções, mas é preciso cautela. “A versão diet do doce substitui o açúcar por adoçante. Mas para que a consistência e o gosto permaneçam parecidos, o fabricante geralmente coloca maiores quantidades de gordura à receita, causando o aumento na quantidade de calorias”, explica a Dra. Ana Valéria.

Ovos de chocolate diet podem ser uma escolha mais segura para diabéticos, mas não oferecem vantagens para quem está acima do peso. Já os ovos light sofrem reduções de nutrientes ou valor energético. “Antes de comprar o consumidor deve verificar as informações nutricionais, e avaliar se as especificações desse produto são convenientes à sua dieta ou às suas restrições alimentares”, orienta.

Para não correr riscos, a recomendação é ingerir pequenas quantidades por dia, ao invés de comer um ovo inteiro no próximo domingo. “O consumo de até 30 gramas de chocolate por dia é aceitável, desde que a pessoa tenha um estilo de vida saudável, com bons hábitos alimentares e pratique atividades físicas com regularidade”, pondera.

Comentários
Assista ao vídeo