Colunistas - Bem Estar e Saúde

Alerta para prevenção da cegueira

10 de Abril de 2017
 

A partir da próxima semana, médicos oftalmologistas e gestores públicos de todo o País estarão engajados na campanha “Abril Marrom”, que tem como objetivo incentivar a população a realizar exames preventivos para a descoberta de problemas na visão, especialmente de doenças que podem levar à cegueira.

Através de ações da iniciativa pública e privada, serão organizadas palestras, debates, ações educativas e campanhas publicitárias de combate às doenças oculares. Em mutirões de exames, as avaliações serão direcionadas para evitar vícios de refração, catarata, retinopatia diabética, glaucoma e degeneração macular.

“Existem tratamentos para mais da metade das doenças que causam a cegueira. O que falta é um diagnóstico precoce e tornar esses tratamentos acessíveis a toda população”, afirma o oftalmologista Prof. Dr. Gildásio Castello Júnior, do Visum – Centro de Olhos. “As doenças evoluem silenciosamente, e as pessoas só procuram o médico quando já perderam parte da visão”, alerta.

Segundo dados do Censo de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual no Brasil, sendo 582 mil cegos e 6 milhões com baixa visão. Diabéticos, crianças, adultos acima de 40 anos e idosos devem ter ainda mais cuidados com a saúde dos olhos, pois constituem grupos com maior número de ocorrências.

“O ‘Abril Marrom’ é uma inciativa extremamente importante para disseminar o conhecimento e incentivar a postura de atenção da população. Educar as pessoas para que procurem auxílio médico não só quando o problema vem à tona é essencial para reduzirmos os casos de cegueira e assegurar mais qualidade de vida a todos”, explica o especialista.

O nome da campanha se deve ao fato da maioria dos brasileiros terem olhos castanhos, de cor marrom, e da íris de olhos de qualquer cor ser marrom.

 

Comentários
Assista ao vídeo