Colunistas - Bem Estar e Saúde

Especialista explica mitos e verdades sobre o bronzeamento artificial

10 de Abril de 2017
 
Nada como conquistar aquela marquinha de biquíni sem precisar ficar horas exposta ao sol, não é mesmo? Confira abaixo a explicação do esteticista Fabiano Rodrigues Santos sobre como conquistar aquele dourado do verão sem ter que se expor aos riscos dos raios solares.
 
A pele é o maior órgão do corpo humano e também um dos que merecem maior cuidado. Por ser o órgão que cobre o organismo como um todo, a pele precisa de muitos cuidados ou pode apresentar complicações como ressecamento, queimaduras, manchas e em casos extremos, câncer.
 
Todos sabem que o sol traz muitos benefícios para o ser humano, contribuindo para sua saúde e bem-estar. Na medida certa, o sol é muito importante para a essência de vitaminas e para garantir que tenhamos uma vida saudável. A exposição à luz solar diária pode favorecer o bem-estar e diminuir a incidência de pressão e outras doenças. 
 
Mas nem tudo é um mar de rosas. A luz solar em excesso ou sob exposição inadequada pode promover danos à saúde e até mesmo sérios problemas físicos. Podemos citar como exemplo o câncer de pele, doença a qual os índices aumentam com o passar dos anos. Um sério risco, principalmente para pessoas que adoram ficar expostas ao sol para pegar aquela corzinha.
 
Porém, hoje em dia não é mais necessário ficar horas debaixo do Sol para pegar o bronze desejado e exibir seu corpo moreno. A tecnologia aliada à estética proporciona diversas alternativas. Existem três formas de bronzeamento artificial:
 
Autobronzeadores
 
Utilizado principalmente para a manutenção do bronze no rosto e nas mãos. As loções podem ser encontradas facilmente em lojas de cosméticos ou até mesmo em farmácias. O produto não causa nenhum dano à saúde. É uma solução prática que pode ser aplicada em casa, proporcionando um bronzeado seguro. 
 
Câmaras de bronzeamento
 
As câmeras de bronzeamento artificial, ficaram presentes durante muito tempo, fazendo muito sucesso entre as mulheres. Mas em 2009 a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu o uso do equipamento. Pois deixando as pessoas exposta a raios ultravioletas, favorecia o envelhecimento precoce e o aumento considerável de pessoas com câncer.
 
Estudos comprovam que pessoas expostas à radiação das câmaras de bronzeamento têm 75% mais chances de desenvolver câncer de pele. Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer) 25% dos tumores malignos registrados no país são causados pelo câncer de pele. As clínicas que desrespeitarem esta proibição terão de pagar multa que varia de R$ 2 mil a R$ 1,5 milhão.
 
Existem apenas três produtos regulamentados pela Anvisa, que são eles: o bronzeamento a jato, o autobronzeador e os hidratantes que bronzeiam.
 
Bronzeamento a jato
 
Para exibir um corpo moreno de uma hora para outra, a alternativa agora é o bronzeamento a jato. Sucesso entre as celebridades de todo o mundo, hoje é acessível a qualquer pessoa que queira dar um tom bronzeado a pele. 
 
Essa febre mundial ganhou notoriedade quando estrelas de Hollywood como Sandra Bullock, Jennifer Aniston, Pamela Anderson e Charlize Theron começaram a aparecer em pleno inverno com uma tonalidade digna do Havaí. Muito usado também pelas brasileiras, como a ex-Panicat Carol Narizinho.
 
Trata-se de um compressor, que, através de uma pistola, esguicha uma substância líquida em todo o corpo, a qual reage com a melanina da pele, estimulando a epiderme a fixar a coloração.
 
O sistema de bronzeamento a jato utiliza produtos com os mesmos princípios ativos dos autobronzeadores: o DHA (abreviatura do composto químico dihidroxiacetona, um açúcar que reage com as células da superfície da pele, oxidando-as e produzindo uma substância amarronzada, a melanoidina) e a eritrulose (outro derivado do açúcar que age da mesma maneira, mas dá uma tonalidade mais natural à pele).
 
A qualidade do bronzeamento diz respeito principalmente à marca do produto (alguns são apenas uma tinta, que depois de alguns dias depois de aplicada, mancha e amarela a pele) e a forma como ele é aplicado também traz diferença ao resultado. 
 
Neste caso existem técnicas para uma aplicação perfeita. A aplicação é rápida, indolor e ocorre devido à reação química em contato com a solução. Os resultados já podem ser notados 20 minutos após a aplicação. Para que o bronzeado fique mais bonito e duradouro, é necessária fazer uma esfoliação para retirar as células mortas e ajudar a pele a absorver melhor as substâncias que o bronzeamento tem a nos oferecer, que é otimizado após 8 horas da aplicação, período em que se deve evitar banhos ou exercícios físicos os quais podem causar o suor.
 
Cuidado com o Bronzeamento natural (bronzeamento de laje)
 
O bronzeamento solar é um escurecimento da em resposta fisiológica natural estimulada pela exposição voluntária a radiação ultravioleta da luz solar. O escurecimento da pele é causado pelo aumento ou liberação do pigmento melanina (que é castanho) dentro das células da pele horas após a exposição à radiação ultravioleta
Hoje, mais do que nunca, está na mídia o bronzeamento natural, onde se coloca aceleradores da melanina na pele juntamente com parafina e outros produtos, para se atingir a tonalidade desejada mais rapidamente.
 
Neste procedimento, a pessoa fica em torno de 2 a 3 horas exposta ao sol. O resultado em termos de tonalidade e intensidade de bronzeamento é excelente. Porém, os futuros danos podem ser irreversíveis. Os riscos de queimaduras são muito altos e vários casos de morte pelo calor excessivo da pele exposta ao sol são registrados anualmente no Brasil.
 
Os três Segredos para um bronzeamento perfeito: esfoliação, banho de lua e biquíni de fita.
 
Preparar a pele com alguns procedimentos garantem o melhor resultado e aspecto do Bronzeamento. 
 
1° Segredo: Esfoliação. É importante para que o produto consiga reagir com as proteínas da pele. Ela remove as células mortas, o suor e hidratantes. Usar bucha vegetal ou luva esfoliante, utilizando sabonete neutro ou normal, desde que não seja hidratante.
 
2º Segredo: Banho de Lua. Ele clareia os pelos e prepara a pele para receber o produto do bronzeamento, aumentando sua absorção.
 
3º Segredo: Biquíni de Fita. Normalmente feito com esparadrapo ou fita isolante. É a nova moda das modelos de corpos sarados para conseguir uma marquinha de sol perfeita.
 
Perguntas mais frequentes:
 
1. O bronzeamento por vaporização faz mal para a pele? Não. Os princípios ativos utilizados reagem com a pele, estimulando o seu escurecimento natural. Não há riscos, a não ser que você seja alérgica aos componentes.
 
2. Descasca a pele? Não. A cor vai embora com a renovação natural da camada superficial da pele. Mas recomenda-se a esfoliação alguns dias antes, para uniformizar toda a área a ser bronzeada.  Assim como no bronzeamento natural a luz solar é necessário cuidados com a pele, no bronzeamento a jato o mesmo também acontece uma hidratação também é muito bem vinda.
 
3. Posso repetir quantas vezes quiser? Sim. Mas, como a durabilidade da cor é de cerca de dez dias, uma aplicação semanal está de bom tamanho para quem deseja esticar o bronzeado.
 
4. Com o passar dos dias a cor sai na roupa? Não. A única chance de manchar é logo após a aplicação, caso a secagem não tenha sido bem feita.
 
5. Posso tomar sol depois? Sim. Mas o bronzeado não dispensa, de jeito nenhum, o uso de filtros solares para o seu tipo de pele.
 
6. Vou ficar com a pele laranja? Não. As formulações utilizam ativos que deixam o tom mais para o marrom.
 
Palavras de especialistas:
 
"O bronzeamento a jato é a maneira mais segura de ficar com uma cor bonita no verão. Mas uma das recomendações para quem faz é não se expor direto ao sol sem o uso do filtro solar. A pele escura não significa proteção", diz a dermatologista Letícia Nanci, de São Paulo.
 
Para aqueles que optarem pela exposição ao sol, deve-se sempre tomar alguns cuidados. O ideal é sempre usar protetor solar com o fator de proteção de pelo menos 30. Sempre evitar pegar sol entre às 10h e às 16h.
 
Existem também, alguns alimentos que podem ajudar a pegar uma corzinha com mais facilidade e eficácia, como o kiwi, por exemplo. Segundo um estudo, quem come frutas, legumes e principalmente kiwi consegue se bronzear com mais facilidade, de maneira saudável e mantendo a cor da pele por mais tempo.
 
Vale repensar os hábitos alimentares e investir em refeições saudáveis adicionando mais frutas e legumes à dieta para quem gosta de estar sempre com a cor do verão.
Comentários
Assista ao vídeo