Colaboradores - Lica Gimenes

Construtora oferece programa de alfabetização para funcionários de obras

8 de Abril de 2017

Ler corretamente o itinerário de um transporte coletivo, de uma bula de remédio ou até mesmo ter a chance de ser habilitado e poder dirigir um carro ou uma moto. Este é o sonho de muitos homens que trabalham nas obras de construção civil. Muitos deles não são alfabetizados ou são apenas letrados (que sabem somente ler e escrever o nome). Pensando em oferecer uma formação e uma vivência mais rica de seus colaboradores nas obras, a Bild Desenvolvimento Imobiliário oferece aulas de alfabetização e educação para profissionais que trabalham na construção civil. Trata-se do Programa de Educação de Escolaridade de Alfabetização, feito em parceria entre a construtora, SESI e Sinduscon-SP. As aulas acontecem em Ribeirão Preto, nas obras do empreendimento Corbusier, localizado no Jardim Botânico.

 

 

 

As aulas são proferidas pela professora do SESI, Claudia Renata Limberti Gomes,  que trabalha no projeto desde 2012. Segundo ela, o projeto reúne alunos de vários níveis, porém com base até a 4ª série do ensino médio. “Não temos aqui a base de formação. As aulas são apenas educativas”, explica. Segundo ela, as aulas são baseadas em letramento, alfabetização, leitura e escrita, além de língua portuguesa e matemática. “É muito gratificante ver a evolução dos alunos e o interesse em aprender a ler e escrever. Na verdade, fazemos um resgate da cidadania de cada um aqui”, destaca a professora.

 Junior Ferreira de Aguiar

O aluno Junior Ferreira de Aguiar tem 35 anos, é do Maranhão, trabalha nas obras da Bild há dois anos e é um dos alunos do programa de educação. “As aulas melhoraram minha escrita, minha leitura. Hoje eu leio tudo o que eu vejo. Não quero parar e não quero que o projeto pare. Isso é muito importante para nós que não tivemos a oportunidade de um bom estudo”. Mas, segundo ele, o que mais o ajudou foi no processo de habilitação. “Agora vou conseguir tirar carta. Quero um dia cursar uma faculdade”, mostra.

As aulas de educação e escolaridade são gratuitas e acontecem todas as 2ª, 3ª e 4ª feiras, às 19 horas, na obra da Bild, no Jardim Botânico. Conta com a participação de cerca de 10 alunos.

Comentários
Assista ao vídeo