Colunistas - Bem Estar e Saúde

Como comer de forma moderada chocolate na Páscoa

5 de Abril de 2017
 

Confiram as dicas da nutricionista e coach de emagrecimento
Fabiana Britto e saibam mais: 

A Páscoa está chegando e, junto dela,  o desejo de comer chocolates e o medo de engordar. Como resistir a essa tentação já que bem antes da Páscoa saltam aos nossos olhos aqueles maravilhosos ovos de Páscoa e outros Chocolates?

Manter uma dieta nesta época se torna, às vezes, uma verdadeira tortura. Usar o bom senso e procurar boas opções nos ajudam a não colocar tudo a perder.

A matéria prima principal do chocolate é o cacau, um alimento funcional, rico em substâncias maravilhosas para nossa saúde, como por exemplo os flavonoides que tem alto poder antioxidante e nos protegem de doenças cardiovasculares, além de outros benefícios. O perigo é que, na maioria das vezes, para se fazer o chocolate tem que se adicionar ao cacau o açúcar, leite e gorduras, aí se forma o chocolate, além do valor calórico da manteiga de cacau, as calorias vindas da quantidade de açúcar adicionada ao pó e a manteiga de cacau tornam o chocolate bem calórico. Mas nem tudo está perdido, existem opções bem mais saudáveis que não oferecem tantas calorias assim. Apreciado com moderação o chocolate pode até ajudar no emagrecimento.

Hoje é fácil achar opções de chocolates bem mais saudáveis e que não irão atrapalhar as dietas para perda de peso. Há diversas opções no mercado, desde os mais artesanais aos das mais famosas fábricas de chocolate.

A primeira dica para quem não quer estragar a dieta nesta Páscoa é começar a reconhecer o Chocolate pela lista de ingredientes, essa lista está em ordem crescente de ingredientes, o que vem primeiro na lista é o que tem mais no chocolate. Se o primeiro ingrediente do produto for o açúcar, já saiba que ele não poderá ser ingerido. Para aproveitar todos os benefícios do cacau o chocolate deve ter acima de 50% de cacau, se na lista de ingredientes o leite estiver presente e houver a presença de gordura trans, gordura vegetal ou gordura anidra esse chocolate deverá ser descartado. Um bom e saudável chocolate que pode ser comido sem culpa é um chocolate que tem como ingredientes 50% de cacau no mínimo, ser livre de açúcar, leite e gorduras trans.

Sempre optar por chocolates que tenham um maior percentual de cacau na sua composição, quanto mais cacau, menos outros ingredientes.

Cuidado com as versões Diet dos chocolates, elas nem sempre são as mais saudáveis, muitos chocolates Diet tem maior concentração de gordura trans, anulando os efeitos benéficos do cacau eacabam por engordar mais, se for escolher um chocolate sem açúcar ou Diet prefira as marcas que oferecem também maior concentração de cacau no preparo e adoçadas com adoçantes naturais, portanto um chocolate diet com mais de 50% de cacau e adoçantes naturais em sua composição poderá ser uma boa opção para quem quer emagrecer.

Os chocolates com frutas secas ou Oleaginosas também são boas opções.

Portanto as opções mais saudáveis e que podem ser ingeridas sem culpa são os chocolates que tem como ingredientes o cacau puro, gorduras boas como o óleo de coco, adoçantes naturais como estévia, xilitol, maltitol, eritritol, frutas como framboesa, mirtilo, amora e açaí e que são livres de açúcar branco, lactose, Glúten, Gorduras trans, adoçantes artificiais e conservantes.

Comentários
Assista ao vídeo