Business -

Brasil é o quarto mercado mundial de produtos de limpeza

17 de Julho de 2013

O Brasil é o quarto mercado mundial de produtos de limpeza, com R$ 8,1 bilhões, ficando atrás apenas dos EUA, China e Japão. Os números acima integram o vasto material presente no Anuário 2013 da Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins (Abipla), lançado neste mês. A publicação, oficial e exclusiva do setor de produtos de limpeza, mostra o panorama e um balanço geral, baseando-se em dados e levantamentos realizados pelos renomados Institutos de Pesquisa Euromonitor, Kantar e Nielsen.

Segundo o anuário, a região do Brasil que mais consome produtos de limpeza ainda é o Centro-Oeste. Já o setor de produção de vassouras manteve a retração dos últimos anos, com -5,0%. Nos últimos cinco anos, o crescimento do gasto médio do brasileiro com produtos de limpeza foi de 41,5%. Em comparação com o ano anterior, o crescimento foi de 8,1%.

O material traz números de destaque do mercado nacional de produtos de limpeza, tanto em linhas gerais, como por áreas de produtos, além de detalhes sobre mudanças de comportamento do consumidor e fatos relevantes no mercado internacional. Resultados de pesquisas realizadas no setor apontam que o setor cresceu 3,5% em relação a 2011, atingindo a R$ 15 bilhões em vendas.

“O lançamento e os detalhes estão sendo anunciados com o objetivo de ressaltar a nossa dedicação com o tema da sustentabilidade e o compromisso da associação com o Meio Ambiente. A ABIPLA foi a primeira associação do setor de consumo a assinar um pacto setorial nesta linha com o Ministério do Meio Ambiente em dezembro de 2012”, afirma Maria Eugênia Proença Saldanha, Presidente Executiva da ABIPLA.

Além disso, a ABIPLA implantou em 2008 o Programa Movimento Limpeza Consciente http://www.limpezaconsciente.org.br com iniciativas concretas que visam estimular o crescimento sustentável da indústria de limpeza, procurando estimular a conscientização sobre o tema e incentivando ações efetivas por parte das indústrias e, também, dos consumidores. Em 2012 o programa entrou em sua segunda fase baseado em quatro pilares: (i) Regularização de Empresas no Setor de Saneantes; (ii) Descarte de Embalagens pós-consumo; (iii) Uso correto de produtos de limpeza; e, (iv) Compactação e Concentração de produtos.

A Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, concedeu uma entrevista exclusiva publicada no anuário. “Acreditamos que esta participação da ministra na publicação confirma a importância do setor de produtos de limpeza para o Governo Federal, sobretudo no que tange a divulgação do conceito de consumo consciente e a promoção das ações do Programa Movimento Limpeza Consciente”, conclui Eugenia.

Comentários
Assista ao vídeo