Colaboradores - Lica Gimenes

É de lei: abril é mês de Comida di Buteco

3 de Abril de 2017

De 14 de abril a 14 de maio o calendário nacional de eventos terá o buteco como protagonista no grande espetáculo criativo da cozinha de raiz no Brasil. Vai começar o Concurso Comida di Buteco, que pretende levar quase 5 milhões de apaixonados por butecos às urnas dos mais de 500 concorrentes, em 20 cidades, para eleger o melhor buteco do Brasil. Em Ribeirão Preto, a ação acontece de 14 de abril a 7 de maio.

Com a missão de transformar vidas através da cozinha de raiz, o concurso completa, em 2017, 18 edições e se consolida como uma das mais importantes plataformas de fomento, valorização e exposição do buteco e da cozinha brasileira, importante ícone de qualquer cultura nacional.

Bares participantes do Comida di Buteco 2016 

Pioneiro nesse segmento, em 2016 inaugurou um importante marco na sua consolidação: tornou-se uma eleição nacional, que a partir de então premiará todo ano o melhor buteco do Brasil, se consolidando como o único concurso nacional do gênero, que envolve toda a população das 20 cidades participantes.

Em Ribeirão Preto, entre os dias 14 de abril a 7 de maio, 20 bares que criaram petiscos exclusivos, passarão pelo crivo do público e de um corpo de jurados, que vai eleger o melhor buteco da cidade.  Cada concorrente será avaliado em 4 categorias (petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.

O campeão do ano passado, Spettus Bar, está na expectativa para o início do concurso. “Estamos super felizes com a repercussão que tivemos e ansiosos para apresentar nosso petisco desse ano que ficou delicioso. A expectativa para 2017 é a melhor possível. O Comida di Buteco realmente transformou a nossa vida”, conta Luciane, proprietária do bar.

Mariana Silveira, coordenadora regional do Comida di Buteco 

O concurso de 2017 tem os cereais como temática para a criação dos petiscos. O tema criativo, visa estimular a pesquisa da cultura gastronômica por parte dos butecos, a criatividade e a pluralidade no uso de recursos, ingredientes e histórias.  “O cereal foi a escolha desse ano por vários motivos: está na base da cadeia alimentar do brasileiro do norte ao sul do país, é grupo alimentar mais consumido em todo o mundo, apresentam uma grande diversidade, portanto é uma fonte rica para criação de receitas, os principais cereais não sofrem com a sazonalidade no Brasil e existem várias opções de custo baixo, permitindo receitas criativas sem incremento no custo do petisco”, conta Mariana Silveira, Coordenadora Regional do Comida di Buteco.

Em 2017, pelo segundo ano consecutivo, os petiscos terão o preço máximo de R$ 25,90, desafiando os butecos a serem criativos e acessíveis, não perdendo uma de suas características mais importantes: serem democráticos.

PATROCINADORES

O Comida di Buteco é 100% viabilizado com investimento de empresas que acreditam na sua causa e como plataforma de desenvolvimento de suas marcas. Nenhum buteco paga absolutamente nada para participar.

 

Cerveja Oficial: Amstel

 

Apresentador: Mc Cain

 

Patrocinadores

Getnet/Mastercard, Trident, Vigor, Promoção, Perdigão

Apoio

Tabasco, Hellmann’s, Chandon, Odhen by Teknisa, Abrasel, Senac, Hotel Nacional Inn, Hotelaria Express, Gula Biagi Gastronomia e Eventos

Apuração: Vox Populi

 

Dia 05 de Abril sairá a relação dos "Butecos" participantes: http://www.comidadibuteco.com.br/ribeirao-preto/

Comentários
Assista ao vídeo