Colaboradores - Fabiano de Abreu

Crimes da Internet

28 de Março de 2017
 
Advogado especializado em Crimes da Internet afirma que a prevenção é o mais importante no Direito Digital.
 
Newton Dias, advogado especializado em Crimes da Internet, fala sobre o grande problema nas sociedades digitais atualmente: "Direito Digital é prevenção! É o agir dentro das margens de segurança estabelecidas por um profissional da área. Uma vez gerado o dano fica difícil um arrependimento eficaz, por exemplo".
 
Ele, que advoga para muitos artistas, também explica como é possível manter esse controle em um mundo com informação tão rápida: "É a célebre frase da avó: 'Quem não ouve sossega, escuta coitado'. Prudência é a palavra chave. As propagandas em Instagram e Facebook que artistas fazem para lojas, por exemplo. Deve haver um zelo para saber a procedência da empresa ou até mesmo se ela existe de verdade. Nas redes sociais é claro que um artista influencia diretamente os seguidores a adquirir um produto anunciado. Mesmo ele não estando diretamente ligado na relação de consumo, não resta dúvida que responde civilmente pela negligência. Com uma advocacia preventiva essa prevenção é feita com primor".
 
Newton Dias completa ainda que em prefeituras e órgãos públicos é imprescindível uma advocacia digital preventiva. "Não tenho dúvidas que as prefeituras e órgãos públicos devem ter esse tipo de amparo jurídico. Sempre falo que mais certo do que cumprir os quatro anos de mandato é que existirão quatro anos de problemas na internet", finaliza o advogado especializado em Crimes da Internet.
 
Comentários
Assista ao vídeo