Colunistas - Bem Estar e Saúde

Cuidados com o transtorno obsessivo compulsivo

27 de Março de 2017
Psiquiatra Marcelo Piquet 

Confiram as dicas do psiquiatra Marcelo Piquet e saibam mais:

 

A definição de comportamento compulsivo tem relação ao fato de não ser possível (ou ser extremamente difícil) interromper um comportamento depois que é iniciado?. Exemplos comuns são o alcoolismo, o uso de drogas e o jogo. ?As pessoas que começam a comer demais sempre que estão estressadas e têm dificuldade em parar, são consideradas comedoras compulsivas e, em geral, desenvolvem obesidade. Todos os outros comportamentos mencionados são sintomas de TOC.

TOC é a sigla para Transtorno Obsessivo Compulsivo. Trata-se de uma condição presente em aproximadamente 2,5% a 3% da população ao longo da vida. O TOC se caracteriza pela presença de obsessões e por compulsões.

Obsessões têm as seguintes características: pensamentos, impulsos ou imagens mentais que são repetidos automaticamente, geralmente causam stress e sofrimento e não desaparecem sem ajuda profissional.

Compulsões têm as seguintes características: comportamentos repetitivos (por exemplo, lavar as mãos, colocar coisas em ordem específica, ou verificar algo frequentemente como quando você verifica constantemente se uma porta está fechada) ou pensamentos repetitivos (por exemplo, orar, contar números ou repetir palavras). O objetivo desses comportamentos ou pensamentos é amenizar ou reduzir o sofrimento ou? para ?evitar que um determinado evento aconteça.

As obsessões ou compulsões tomam mais de uma hora por dia? (esse tempo gasto com rituais ou pensamentos é que caracteriza o diagnóstico do TOC)?, causam sofrimento ou interferem com as atividades diárias da pessoa. Os sintomas não são devidos ao consumo de drogas ou medicamentos.

O tratamento do TOC é feito com antidepressivos inibidores seletivos da receptação de serotonina. As psicoterapias também são muito úteis, particularmente a psicoterapia cognitiva comportamental. O resultado das duas técnicas combinadas é melhor do que de cada uma isoladamente.

Muitas pessoas confundem o TOC com outros problemas de comportamento. Caso você tenha dúvidas, procure um médico especialista em Psiquiatria que poderá fazer o diagnóstico.

 
Comentários
Assista ao vídeo