Colunistas - Rodolfo Bonventti

O dia em que Betty Faria e Golias se uniram para comandar o show

24 de Março de 2017

Em março de 1978, com direção de Augusto César Vannucci e texto final de Ronaldo Bôscoli, a TV Globo lançava no horário nobre das 21 horas, o programa “Brasil Pandeiro”, que era exibido uma vez por mês dentro da programação da “Sexta Super”.

 

“Brasil Pandeiro” era um misto de musical com humor na medida certa. Enquanto Betty Faria mostrava todo seu talento como bailarina e apresentadora em números musicais que resgatavam a memória da música brasileira, o humorista Ronald Golias, em sua rápida passagem pela TV Globo, participava de vários esquetes cômicos que tinham o dia a dia das grandes cidades como cenário de fundo.

 

Enquanto o diretor Augusto César Vannucci criava cenas dignas das melhores comédias musicais do nosso teatro de revista, Ronaldo Bôscoli se esmerava em um texto que mesclava as histórias das músicas e dos compositores homenageados, com as esquetes cômicas interpretadas por Ronald Golias.

 

De Lamartine Babo a Caetano Veloso ou de Chiquinha Gonzaga a Vinicius de Moraes, todos os grandes nomes da nossa música ganharam espaço no “Brasil Pandeiro”, que ainda tinha um quadro fixo em que Betty Faria interpretava Maria Maravilha, uma super heroína genuinamente nacional.

 

O programa ficou no ar por um ano com sucesso de público e de crítica, que considerava o “Brasil Pandeiro” como um dos melhores programas musicais da década de 70. Ele era sempre gravado no Teatro Fênix do Rio de Janeiro e um dos destaques do seu cenário era uma grande escadaria iluminada, por onde Betty Faria e as outras bailarinas desciam e um chão todo espelhado.

 

Coluna: "O dia em que Betty Faria e Golias se uniram para comandar o show" :

Foto 1 -  "Brasil Pandeiro" estreou em março de 1978 na TV Globo

Foto 2 -   A eclética Betty Faria comandava o programa onde dançava e interpretava

Foto 3 -  O programa resgatava a memória da música brasileira e dos grandes shows

Foto 4 -  "Brasil Pandeiro" recebia ilustres convidados como Grande Otelo

Foto 5 -  O programa também tinha muito humor com o engraçado Ronald Golias

Foto 6 -  o texto inteligente do programa ficava a cargo de Ronaldo Bôscoli
Comentários
Assista ao vídeo